Sobre

Seja bem vindo ao Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento. Aqui você pode ler sobre tudo o que acontece na área, incluindo eventos, promoções e lançamentos de livros; além, é claro, de excelentes artigos escritos por nossos colunistas, cuidadosamente selecionados para levar o melhor da abordagem a nossos leitores.

O Comporte-se foi criado em 03 de novembro de 2008 pelo então estudante de Psicologia Esequias Caetano. Na época, o site possuía duas funções: 1) criar um contexto que favorecesse os próprios estudos – afinal, para escrever é necessário estudar, e, 2) organizar o conhecimento que adquiria sobre Análise do Comportamento, dialogando com outros profissionais e estudantes que forneciam feedback a respeito daquilo que era publicado.

Em pouco tempo, o número de acessos no site começou a crescer exponencialmente, e como efeito, surgiu a necessidade de publicações mais frequentes abordando uma variedade maior de temas. Para atender a esta demanda, foi realizado o primeiro processo seletivo do site, à partir do qual quatro novos colunistas foram selecionados. Com um grupo maior, o Comporte-se cresceu ainda mais rápido, até que, em 2012, consagrou-se como o principal site brasileiro de Análise do Comportamento – considerando número de acessos, regularidade das publicações e quantidade de pessoas envolvidas.

Atualmente o Comporte-se conta com mais de 150 profissionais e estudantes de Análise do Comportamento em ação como colunistas, revisores/pareceristas e equipe administrativa. O site é parceiro regular dos principais eventos da área no Brasil e das principais instituições de aplicação e formação em Análise do Comportamento. No Facebook (clique e confira) e no Instagram (clique e confira), é a maior página de Análise do Comportamento do país, e, o site propriamente dito, recebe uma média de cinco mil acessos diários.

Em seu formato atual, o Comporte-se já não tem os mesmos objetivos de quando foi criado. Isso nem faria sentido! Hoje, nossos objetivos são:

  1. Oferecer a estudantes e profissionais de Análise do Comportamento a possibilidade estudar a abordagem através de artigos leves e de qualidade;
  2. Reunir, em um só lugar, informações sobre os principais eventos, cursos e outras atividades relacionadas à área promovidas por profissionais e estudantes brasileiros;
  3. Divulgar a produção científica, acadêmica e profissional de profissionais e estudantes da Análise do Comportamento brasileira.
  4. Divulgar oportunidades de trabalho e concursos públicos de interesse dos Analistas do Comportamento.