Curso: “Economia Comportamental”

A Economia Comportamental é uma ciência relativamente nova, decorrente da incorporação, pela economia, de descobertas empíricas no campo da psicologia, da neurociência e de outras ciências sociais. Digo “relativamente nova” porque isso não quer dizer que a economia tradicional não trabalhasse com comportamento. O principal ponto de mudança, aqui, é sua concepção referente a tomada de decisão pelas pessoas e sua junção mais aproximada com outras ciências.  

A proposta é melhorar a parte psicológica dos modelos econômicos – nos mais variados tópicos com que lidam os economistas – na expectativa de melhorar o poder explicativo e preditivo desses modelos (ALMEIDA, 2017). Não se trata de abandonar o paradigma dominante da profissão, mas de reformulá-lo, aperfeiçoando a parte de previsão e controle de seus modelos. 

Na economia comportamental, a irracionalidade humana é analisada para entendermos os vieses (violação da racionalidade) por trás de nossas decisões. Nesse contexto, por exemplo, estimar a probabilidade de escolha entre um produto ou outro no mercado não é tarefa fácil, pois muitas vezes isso envolve eventos incertos. O que pode acontecer é que os vieses acabem distorcendo ou limitando a capacidade de tomarmos decisões racionais (Sternberg, 2008). 

Elementos psicológicos (escolhas), no cenário da economia comportamental, agora seriam provenientes de uma análise rigorosa de uma massa mais volumosa de dados – e não de introspecção, evidência anedótica e muito menos a utilização apenas, do método indutivo inferencial. 

Nos estudos iniciais da Economia Comportamental conclui-se que as pessoas decidem com base em hábitos, experiência pessoal e regras práticas simplificadas. Aceitam soluções apenas satisfatórias, muitas vezes são rápidas em suas decisões, têm dificuldade em equilibrar interesses de curto e longo prazo e são fortemente influenciadas por fatores emocionais e pelo comportamentos dos outros.

Esta ciência não para de crescer e está transformando a forma como as empresas enxergam os processos decisórios. Escolhas.. irracionalidade… só que mais previsíveis! 

Vem com a gente?

Economia Comportamental
FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO

Prof. Dr. Candido Pessoa
23/nov – 08h00 às 15h45
Assista ao vivo ou via internet

Não pode assistir no dia? Tudo bem!
Você pode comprar o curso e assistir à gravação da aula por até 15 dias

0 0 votes
Article Rating

“Curso On-line”: Programa Online de Mindfulness para Redução do Estresse e Promoção da Qualidade de Vida

Curso: “Terapia Comportamental Integrativa de Casais (IBCT)”