Novo número da Operants!

Revista da Fundação B.F. Skinner

Esta segunda edição trimestral da Operants apresenta artigos nos quais os analistas de comportamento incorporaram os últimos avanços tecnológicos em suas respectivas áreas de trabalho. Ellie Kazemi e Adisa Ptah, da California State University, Northridge, apresentam seu uso inovador da tecnologia para treinar indivíduos em várias áreas complexas da análise do comportamento, incluindo a programação de robôs artificialmente “inteligentes” para treinar efetivamente estudantes de pós-graduação no projeto e implementação de análises funcionais de comportamentos problemáticos, como autolesão.

Spencer Gauert tirou a poeira da pesquisa empírica de Skinner em 1934 sobre comportamento latente com seu dispositivo somador verbal, também conhecido como “mancha de tinta verbal”. Gauert expandiu as limitações tecnológicas da época de Skinner para revelar alguns avanços interessantes de um fenômeno comportamental importante, ainda que pouco discutido.

Matt Cicoria aproveitou a crescente popularidade da tecnologia de podcast para fornecer um meio facilmente acessível para a divulgação de nossa ciência. Os operadores entrevistaram Cicoria para conhecer seus antecedentes e o desenvolvimento do podcast Behavioral Observations. O ensaio de Leif, Parker e Celiberti detalha a importância de disseminar nossa ciência e descreve seus próprios esforços para fazê-lo através da Associação para a Ciência no Tratamento do Autismo (ASAT).

Finalmente, Henry Schlinger fornece um documento conceitual sobre os perigos do dualismo e a necessidade de parcimônia em nossas análises atuais de comportamento, um ensaio que todo estudante e profissional em análise de comportamento se beneficiaria da leitura.

ACESSE AQUI!

0 0 votes
Article Rating

Escrito por Priscila Meireles Guidugli

Graduada em Psicologia, Mestra e Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP - Bauru. Especialista em Psicoterapia Breve pelo Instituto Ampliatta. Membro do LADS (Laboratório de Aprendizagem, Desenvolvimento e Saúde) da UNESP – Bauru. Atua nas áreas clínica e escolar atendendo todas as idades, com experiência em dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento infantis, transtornos globais do desenvolvimento, incluindo autismo, além de transtornos psiquiátricos relacionados à ansiedade e depressão.

Afinal, o que a análise do comportamento tem a falar sobre autocontrole?

XV JAC Salvador