RBTCC sobe nota na avaliação da CAPES

Recentemente o editor chefe da RBTCC (Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva), Paulo Abreu, divulgou a notícia de que o periódico subiu a nota na avaliação da CAPES, passando para o conceito A4. Ele agradeceu a todos os envolvidos no processo editorial e de publicação da revista, considerada uma das principais publicações das ciências comportamentais e cognitivas na língua portuguesa. Confira o texto, na íntegra:

“É com enorme satisfação que nossa equipe editorial comunica que agora a Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva (RBTCC) subiu para o conceito A4 na avaliação da Qualis-Periódicos, realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A avaliação é parcial e apurou os anos de 2017 e 2018, sendo referente ao quadriênio de 2017-2020.

Esse resultado é o produto do trabalho exaustivo e coordenado de todos autores que submeteram seus excelentes manuscritos, pareceristas AD HOC que contribuíram com a suas cuidadosas ponderações, diagramadores, revisores de idiomas e as diretorias e conselho da ABPMC que nos dão suporte. A RBTCC é um empreendimento de todos os que devotaram seu trabalho pela Análise do Comportamento brasileira, e segue sendo notadamente uma das principais publicações em língua portuguesa (mas não somente!) das áreas comportamental e cognitiva.

De minha parte, tenho profunda dívida de gratidão com a equipe de editores associados que fizeram isso acontecer nos anos de 2017 e 2018. Meu sincero obrigado aos doutores Hernando Neves Filho, Olivia Gamarra, Fabiane Ferraz Silveira Fogaça, Pedro Faleiros e Fernanda Oda.

Seguimos trabalhando interruptamente para a melhoria da qualidade da nossa querida revista.”

A Revista Brasileira de Análise do Comportamento obteve a nota B2, enquanto a Revista Perspectivas em Análise do Comportamento e a Revista Brasileira de Terapias Cognitivas foram avaliadas em B1.

Entre as publicações estrangeiras, as melhor classificadas foram o Journal of Applied Behavior Analysis e o Journal of Experimental Behavior Analysis, que obtiveram conceito A2. Elas foram seguidas pela Acta Comportamentalia e pela The Analysis of Verbal Behavior, com A3.

0 0 votes
Article Rating
Avatar photo

Escrito por Portal Comporte-se

O Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento foi criado em 2008 e é hoje o principal portal de Análise do Comportamento do Brasil. Nele você encontra artigos discutindo temas diversos à partir do referencial teórico da abordagem; dicas de filmes, livros, periódicos e outros materiais; entrevistas exclusivas; divulgação de cursos, promoções, eventos e muito mais.

Considerações sobre o Amor próprio nas relações de cuidado (Parte I)

Conheça a nova “cara” da RBTCC