Curso: “FAP, Seus Paralelos Funcionais e o Decorrente Preparo do Terapeuta”

Curso: "FAP, Seus Paralelos Funcionais e o Decorrente Preparo do Terapeuta"

Dra. Alessandra Villas-Boas
29/06 – Ao vivo (presencialmente ou via web)

O foco da FAP  não é analisar para sugerir mudanças ou ensinar o cliente a analisar seus próprios comportamentos. Na terapia FAP, vamos olhar para o conteúdo do que o cliente está falando e ajudar o cliente a emitir respostas diferentes do que ele está acostumado, durante a sessão. Da mesma forma, apresentamos as consequências com as quais o cliente não está acostumado, mas que são encontradas no dia-a-dia.

Portanto, a FAP é mais do que uma técnica ou um simples compreender processos e a relação terapêutica. Na FAP, não se trabalha necessariamente com o problema, mas lida-se com ele através de modelagem de repertório durante a sessão. Assim, a Psicoterapia Analítica Funcional é uma psicoterapia cujo principal mecanismo de mudança está em viver a relação terapêutica, a fim de construir novos relacionamentos interpessoais.

A partir disso, algumas questões são levantadas:
–  Como evocar o que deveria ser evocado? 
–  Como reforçar o que deveria ser reforçado?
–  E quando o terapeuta sabe o que fazer, mas não consegue ou tem dificuldades?

A FAP propõe vulnerabilidade e intimidade como uma via de mão dupla. Uma relação na qual o terapeuta pode e deve se engajar com o cliente para evocar uma nova resposta. Por exemplo: “Primeiro, um indivíduo emite um comportamento vulnerável a uma punição interpessoal. Segundo, a outra pessoa responde de maneira tal que o comportamento interpessoal vulnerável (da primeira pessoa) é reforçado” (Cordova e Scott, 2001).

Um dos maiores avanços recentes da terapia comportamental, a FAP é uma das terapias contextuais que tem ganhado protagonismo nos últimos anos. Com auxílio da experiência da professora Dra. Alessandra Villas-Bôas, teremos contato com exemplos de conceituação de caso, role-play, desenvolvimento da terapia no modelo ACL (consciência, coragem e amor) e a apresentação de perguntas para nortear as regras que a FAP traz como ferramenta didática. Uma ótima chance de se aproximar com o que realmente é fazer FAP, com uma expert no assunto.

Quero Participar! →

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments