Curso: Formulação Comportamental de Casos Clínicos

O terceiro curso do Projeto do INOVE – Centro de Capacitação, acontecerá em 24 e 25 de maio, Ana Karina de-Farias, Flávia Nunes Fonseca e Lorena Bezerra Nery ofertarão o curso “Formulação Comportamental de Casos Clínicos” (somente na modalidade presencial).

Serão (re)apresentados, brevemente, conceitos básicos de Análise do Comportamento, úteis para a elaboração das análises funcionais moleculares e molares. Teremos a oportunidade de treinar a realização análises funcionais, o que se mostra muito proveitoso/necessário em cursos de graduação, formação e pós-graduação pelo País, em diferentes áreas de saúde.

Estarão à venda (com desconto para os que se inscreveram no curso) os livros “Análise Comportamental Clínica: Aspectos teóricos e estudos de caso” (Artmed, 2010, capa preta) e “Teoria e formulação de casos em Análise Comportamental Clínica” (Artmed, 2018, capa roxa).

Link para inscrição: Em breve.

O CURSO

A Terapia Comportamental passou por diversas transformações ao longo do tempo. O modelo obsoleto de “Modificação do Comportamento”, com foco em aplicação de técnicas pontuais, deu lugar às terapias comportamentais contextuais, modelos que enfatizam a função dos comportamentos.

Neste contexto, a análise funcional – instrumento de diagnóstico, intervenção e avaliação de resultados – configura-se como ferramenta básica de trabalho dos analistas do comportamento em todas as etapas do processo terapêutico: desde o levantamento do repertório comportamental inicial do cliente, definição de objetivos e escolha das estratégias de intervenção até a avaliação do tratamento.

A habilidade terapêutica de realização de formulações comportamentais mais ricas e completas favorece o desenvolvimento do autoconhecimento e da autonomia, bem como de diferentes repertórios comportamentais do cliente, contribuindo para a promoção de mudanças compatíveis com os objetivos terapêuticos estabelecidos. Este modelo se mostra bastante útil para a prática clínica do analista do comportamento, mas também para atuação de profissionais de saúde em diferentes contextos.

Facilitadoras

Ana Karina C. R. de-Farias Psicóloga Clínica. Graduação em Psicologia (Universidade de Brasília, UnB, 1998) e Mestre em Psicologia – Processos Comportamentais (UnB, 2001). Atua principalmente nos temas Análise Comportamental Clínica, e Psicologia da Saúde. É organizadora do livro “Análise Comportamental Clínica: Aspectos teóricos e estudos de caso” (Artmed, 2010), e coorganizadora de “Skinner vai ao cinema” (ESETec, 2007, reeditado em 2014, pelo Instituto Walden4), “Skinner vai ao cinema: Volume 2” (2014, Instituto Walden4); “Skinner vai ao cinema: Volume 3” (2016, Instituto Walden4), e “Teoria e Formulação de Casos em Análise Comportamental Clínica” (Artmed, 2018). Link para Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8018125729328138

Flávia Nunes Fonseca Psicóloga. Especialista em Análise Comportamental Clínica (IBAC/DF). Mestre em Ciências do Comportamento (Universidade de Brasília). Psicóloga da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Co-organizadora do livro “Teoria e Formulação de casos em Análise Comportamental Clínica” (Artmed, 2018). Link para Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6189749840826996

Lorena Bezerra Nery Psicóloga Clínica na Eixo Norte. Especialista em Análise Comportamental Clínica (IBAC/DF). Mestre em Ciências do Comportamento (Universidade de Brasília). Psicóloga da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Professora e supervisora clínica no IBAC. Co- Cursos 1º Semestre 2019. Análise Comportamental Clínica/ Terapia Analítico-comportamental CLSW 101 bloco B sala 144, Setor Sudoeste, CEP 70670-502. 10 organizadora do livro “Teoria e Formulação de casos em Análise Comportamental Clínica” (Artmed, 2018). Link para Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9173385783348470

0 0 votes
Article Rating

Curso: Workshop intensivo em ACT (Terapia de Aceitação e Compromisso)

O poder das contingências e sua importância para o terapeuta