Curso: Análise Comportamental Clínica – Bases filosóficas e conceituais

Alô, Alô, Brasíliaaaaa! Preparados para uma novidade? O Projeto de três cursos em AC para o primeiro semestre de 2019, pela Inove – Centro de Capacitação! Em todos, há o objetivo de se usar linguagem acessível, exemplos cotidianos e exemplos clínicos, a fim de aprimorar o repertório clínico dos alunos. Você poderá se inscrever em um, dois ou três dos cursos (haverá um desconto de 5% na segunda inscrição da mesma pessoa). Além disso, será disponibilizado aos inscritos, textos para leitura básica, com antecedência em relação à primeira aula, assim como será sugerido textos extras para aprofundamento em cada tema. Os livros escritos ou organizados pelas professoras estarão à disposição para venda com descontos em relação às editoras e livrarias.

O primeiro curso será ministrado por Ana Karina C. R. de-Farias, em 29 (sexta, de 18 às 22h30) e 30 de março (de 8 às 12h. De 13:30 às 17h), com o objetivo de relembrar bases filosóficas e princípios básicos da AC, e discutir sua implicação em nossas análises funcionais, e na escolha de objetivos e de estratégias de intervenção em cada caso clínico.

Espera-se garantir suficiente linha de base dos alunos para os cursos que virão a seguir. Ao final, falaremos, brevemente, das terapias comportamentais contextuais. Como dito acima, estarão à venda (com desconto para os que se inscreveram no curso) os livros “Análise Comportamental Clínica: Aspectos teóricos e estudos de caso” (Artmed, 2010, capa preta) e “Teoria e formulação de casos em Análise Comportamental Clínica” (Artmed, 2018, capa roxa). Curso somente na modalidade PRESENCIAL.

Link para inscrição: https://www.eventbrite.com.br/e/curso-analise-comportamentalclinica-bases-filosoficas-e-conceituais-tickets-54777348524?aff=efbevent

As inscrições poderão ser realizadas online (links abaixo), diretamente na Clínica Inove ou com alguma das organizadoras. Está incluída, em sua inscrição, a refeição completa no Grill House Galeteria & Restaurante: água, salada, refeição, refrigerante ou suco e sobremesa.

O CURSO

A prática clínica em Psicologia é baseada em visões de ser humano e de causalidade do comportamento, que variam de acordo com cada modelo teórico. Muitas explicações do comportamento são internalistas, por exemplo, baseadas em processos que ocorrem dentro da pessoa (neurológicos, fisiológicos ou mentais) ou manifestações de acontecimentos internos (desejos, expectativas, sentimentos, etc.). A Análise do Comportamento, baseada no Behaviorismo Radical, investiga o comportamento a partir das interações organismo- Cursos 1º Semestre 2019. Análise Comportamental Clínica/ Terapia Analítico-comportamental CLSW 101 bloco B sala 144, Setor Sudoeste, CEP 70670-502. 3 ambiente. Em seu modelo selecionista de causalidade, as ações do organismo produzem consequências ambientais (i.e., modificam os eventos ambientais), as quais alteram a probabilidade de ocorrência futura do comportamento. Defende-se que esta análise permite melhor previsão e controle do comportamento, facilitando o planejamento de novos padrões comportamentais.

Público-alvo: alunos e profissionais, de diferentes abordagens, do curso de Psicologia e de outras ciências da saúde.

Ana Karina C. R. de-Farias: Psicóloga Clínica. Graduação em Psicologia (Universidade de Brasília, UnB, 1998) e Mestre em Psicologia – Processos Comportamentais (UnB, 2001). Atua principalmente nos temas Análise Comportamental Clínica, e Psicologia da Saúde. É organizadora do livro “Análise Comportamental Clínica: Aspectos teóricos e estudos de caso” (Artmed, 2010), e coorganizadora de “Skinner vai ao cinema” (ESETec, 2007, reeditado em 2014, pelo Instituto Walden4), “Skinner vai ao cinema: Volume 2” (2014, Instituto Walden4); “Skinner vai ao cinema: Volume 3” (2016, Instituto Walden4), e “Teoria e Formulação de Casos em Análise Comportamental Clínica” (Artmed, 2018). Link para Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8018125729328138

Vai ficar de fora? Faça já sua inscrição! Não perca essa oportunidade!

0 0 votes
Article Rating

Autismo e Inclusão escolar

Curso: Workshop intensivo em ACT (Terapia de Aceitação e Compromisso)