LIVRO: INTERFACES DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

Na semana passada, em Bauru, foi lançado o livro “INTERFACES DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM”, organizado pela Profª Drª Ana Claudia Moreira Almeida-Verdu, da Unesp Bauru.

Sinopse: “Este trabalho se propôs a apresentar fenômenos da aprendizagem e do desenvolvimento humano enquanto processos ontogenéticos, isto é, adquiridos ao longo da história de vida de um organismo. Caracteriza-os como processos graduais, complexos e com mudanças adaptativas. Os capítulos apresentam uma diversidade de objetos de pesquisa que é peculiar das atividades de pesquisa concentradas em desenvolvimento e em aprendizagem.

O enfoque dado neste livro deve permitir que estudiosos de fenômenos e processos de desenvolvimento e aprendizagem estabeleçam algumas das conexões existentes entre maturação física e neurológica, decorrentes da evolução em um nível biológico, e aqueles que são resultados de processos cumulativos, a partir de repertórios mais simples, seja na história de vida do indivíduo ou como resultado de evolução em um nível social e cultural. Os capítulos apresentam contribuições da Psicologia em diferentes estágios desse continuum e se colocam como uma contribuição de aspectos conceituais, metodológicos, aplicados e tecnológicos para aqueles que estudam desenvolvimento e aprendizagem do ser humano.”

Saiba mais no site da editora: CLIQUE AQUI

5 1 vote
Article Rating

Escrito por Priscila Meireles Guidugli

Graduada em Psicologia, Mestra e Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP - Bauru. Especialista em Psicoterapia Breve pelo Instituto Ampliatta. Membro do LADS (Laboratório de Aprendizagem, Desenvolvimento e Saúde) da UNESP – Bauru. Atua nas áreas clínica e escolar atendendo todas as idades, com experiência em dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento infantis, transtornos globais do desenvolvimento, incluindo autismo, além de transtornos psiquiátricos relacionados à ansiedade e depressão.

O valor adaptativo da timidez

Quando a moda do Mindfulness pega: perigos e riscos