Curso: Treinamento Intensivo em Ativação Comportamental (BA) no Tratamento da Depressão Maior- Bahia

 

 

Local: Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Campus Psicologia. Sala da Congregação, Pavilhão Raul Seixas.

Dias: 10, 11, 12, 13 de janeiro de 2019

Horário: das 8h às 18h

Carga horária: 32 hs

Público alvo: Psicólogos, psiquiatras, estudantes de psicologia e psiquiatria

Docentes: Dr Paulo Abreu (IACC) e Dtda Juliana Abreu (USP e IACC)

 

Resultado de imagem para curso png

A Ativação Comportamental (BA) é uma terapia comportamental breve desenvolvida para o tratamento da depressão maior. Ela tem como objetivos (a) aumentar o engajamento do cliente em atividades adaptativas (que frequentemente estão associadas a experiências de prazer e domínio); (b) diminuir as atividades que mantêm ou aumentam o risco de depressão e (c) resolver os problemas que limitam o acesso ao reforçamento positivo, e que mantêm ou aumentam o controle aversivo.

A BA possui forte suporte de pesquisa no tratamento da depressão segunda a Divisão 12 da Associação Americana de Psicologia (Depression Treatment: Behavioral activation for depression, n.d.), figurando em algumas renomadas instituições como opção psicossocial de primeira linha no tratamento da depressão maior (NICE, 2009; Parikh et al., 2016). Um ensaio clínico randomizado controlado por placebo demonstrou que no tratamento da depressão severa em adultos a BA teve resultados superiores à Terapia Cognitiva (Dimidjian   et   al.,   2006; Dobson et al., 2008).

A BA é orientada para que o terapeuta auxilie o cliente a identificar e operacionalizar os problemas de comportamento que o impedem de ter contato com fontes estáveis e diversas de reforçamento positivo.

Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de avaliar funcionalmente o repertório depressivo de entrada, propor atividades guiadas através do uso da Agenda dos Eventos Semanais, e planejar o enfrentamento das situações aversivas correntes.

 

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

 

 

Resultado de imagem para CONTATO pngTelefone: 41 30235613

Email: contato@iaccsul.com.br

0 0 votes
Article Rating

Curso: Neurociências e Relações Comportamentais

Curso: Treinamento Intensivo em Ativação Comportamental (BA) no Tratamento da Depressão Maior – Curitiba