Novo resumo de artigo publicado no Boletim Contexto

0

O Boletim Contexto publicou um resumo do artigo “Expanding the behavior-analytic meanings of ‘freedom’: The contributions of Israel Goldiamond”. Os autores do artigo são Fernandes e Dittrich (2018).

Lê-se no início do resumo: “O conceito analítico-comportamental de “liberdade” se difere das concepções tradicionais, que o associam à noção de livre-arbítrio ou de total responsabilização do indivíduo pelas suas próprias ações. Visto que o determinismo é um dos pressupostos filosóficos do Behaviorismo Radical, a discussão do conceito de liberdade, na Análise do Comportamento, ocorre de maneira a não negligenciar a existência do controle, que é entendido como parte essencial das relações comportamentais”. No fechamento do texto, lemos que “após a apresentação das principais formulações de Goldiamond em relação à liberdade, Fernandes e Dittrich (2018) concluem que, embora os conceitos de Goldiamond sejam distintos daqueles apresentados por Skinner (1971), essas definições, juntamente com aquelas apresentadas por Baum (2017) e Catania (1980), podem ser entendidas como complementares, expandindo o entendimento analítico-comportamental do que é liberdade”.

O texto completo do resumo pode ser acessado pelo site do Boletim Contexto. Lá estão também as referências bibliográficas utilizadas.

COMENTE VIA FACEBOOK

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.