Novo resumo de artigo publicado no Boletim Contexto

0

O Boletim Contexto publicou um resumo do artigo “Expanding the behavior-analytic meanings of ‘freedom’: The contributions of Israel Goldiamond”. Os autores do artigo são Fernandes e Dittrich (2018).

Lê-se no início do resumo: “O conceito analítico-comportamental de “liberdade” se difere das concepções tradicionais, que o associam à noção de livre-arbítrio ou de total responsabilização do indivíduo pelas suas próprias ações. Visto que o determinismo é um dos pressupostos filosóficos do Behaviorismo Radical, a discussão do conceito de liberdade, na Análise do Comportamento, ocorre de maneira a não negligenciar a existência do controle, que é entendido como parte essencial das relações comportamentais”. No fechamento do texto, lemos que “após a apresentação das principais formulações de Goldiamond em relação à liberdade, Fernandes e Dittrich (2018) concluem que, embora os conceitos de Goldiamond sejam distintos daqueles apresentados por Skinner (1971), essas definições, juntamente com aquelas apresentadas por Baum (2017) e Catania (1980), podem ser entendidas como complementares, expandindo o entendimento analítico-comportamental do que é liberdade”.

O texto completo do resumo pode ser acessado pelo site do Boletim Contexto. Lá estão também as referências bibliográficas utilizadas.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments