Vídeo em 3D ensina reforço, punição e extinção

Vídeo em 3D ensina reforço, punição e extinção

Confira o lançamento do novo vídeo do canal do youtube Behavior Central sobre Condicionamento Operante: reforço, punição e extinção.

Em 2017, o canal angariou a segunda posição na lista de 15 Canais do YouTube que Todo Analista Deveria Conhecer. Apesar do caráter recente da estréia, sua proposta inovadora se apresenta como uma mudança de paradigma de divulgação científica e acessibilidade.

”Nossa missão é compartilhar psicologia e neurociência baseadas em evidências através de conteúdo online divertido, gratuito e dinâmico.”

O canal faz parte de um projeto com o objetivo de tornar a psicologia científica acessível através de temas fortes e meios criativos de abordar o conteúdo como análise de filmes, músicas, vídeos, quadrinhos, séries e, claro, vídeos didáticos, assim o Behavior Central se apresenta.

Os vídeos possuem animações em 2D e 3D com uma perspectiva interativa. Além disso, possui enfoque global com traduções para diversos idiomas – incluindo quando possível a linguagem de sinais. Além disso, fornece questionários e/ou ”mapas mentais” com o objetivo de proporcionar maior variabilidade de ferramentas disponíveis para interação com o conteúdo.

Nesse vídeo, os termos reforço, punição e extinção são brevemente explanados com exemplos do cotidiano como:
✔O que faz com que duas pessoas se apaixonem?  
✔O que propicia o aumento de comentários de ódio no Facebook?
Como dificultar que o mozão/a 10/10 assista Netflix sem você?
Como punir seu amigo que deu pt na festa?

Além de algumas notas de prevenção aos erros mais comuns como caráter moral vs matemático quando se trata de termos como ”positivo” ou ”negativo”, ou o que de fato classifica um reforçador como um reforçador, entre outros.

Você pode conferir o vídeo abaixo:

*Lembre-se de acionar a legenda em português e aproveite a versão 1080 em HD e 60fps.
*Você pode conferir a página oficial no Facebook clicando aqui ou conferir diretamente o canal clicando aqui.

https://www.youtube.com/watch?v=iRApRMLLAfo&feature=youtu.be

 

 

 

 

0 0 votes
Article Rating

Escrito por Gabriel de Melo Cardoso

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Possui formação em Terapia Cognitivo Comportamental pelo CETCC - Centro de Estudos de Terapia Cognitivo Comportamental de São Paulo. Atualmente, Diretor de Consultoria na Persona e bolsista de iniciação científica no projeto: Avaliação de fatores de risco ao estresse ambiental/ocupacional em expedicionários do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) e membro do projeto de Ensino Online de Análise do Comportamento Humano ambos no Laboratório Fator Humano. Entusiasta dos temas: neurociência, gamification, autismo, linguagem, memória e tecnologia.

Qualificação avançada em Clínica Analítico Comportamental

Curso: Treinamento de Habilidades da DBT para Profissionais