Boteco Behaviorista 55 – Transtornos Alimentares

1

Conforme informa o site do AMBULIM¹ (Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo):

“Transtornos Alimentares são caracterizados por perturbações no comportamento alimentar, podendo levar ao emagrecimento extremo (caquexia – devido à inadequada redução da alimentação), à obesidade (devido à ingestão de grandes quantidades de comida), ou outros problemas físicos. Os principais tipos de transtorno alimentar são a Anorexia Nervosa e a Bulimia Nervosa, e ambos têm como características comuns uma intensa preocupação com o peso e o medo excessivo de engordar, uma percepção distorcida da forma corporal, e a auto-avaliação baseada no peso e na forma física.”

Segundo a mesma fonte, a anorexia nervosa apresenta uma taxa de mortalidade de 5% a 15% dos casos. Considerando a gravidade do tema em questão, nos perguntamos: o que a análise do comportamento pode fazer a respeito? De que maneira seria possível estudar tais transtornos, e propor alternativas de intervenção eficazes?

Participantes:

– Cesar Rocha
– Felipe Epaminondas
– Liane Dahás
– Marcela Ortolan
– Paola Almeida

Arte: Felipe Epaminondas

Texto: César Alves da Rocha

COMENTE VIA FACEBOOK

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here