A tecnologia mobile e a transformação dos hábitos tradicionais

0

O fenômeno da tecnologia móvel chegou para nos conectar ao mundo de qualquer lugar e a qualquer hora. Isso mudou definitivamente a forma de comunicação entre as pessoas. Tanto nas tarefas do dia a dia, como no trabalho, estudo, lazer ou outra atividade qualquer, o mundo moderno é virtual.

A facilidade e a rapidez com que os meios de comunicação atuais nos colocam em contato com situações das mais diversas possíveis produziram resultados positivos e negativos. Por exemplo, passeios tranquilos, aqueles bate papos cara a cara, as refeições calmas e outras coisas corriqueiras do dia a dia concorrem cada vez mais com a atenção aos aparelhos celulares. E é fácil compreender os motivos.

Imagem pixabay
Imagem pixabay

As redes sociais, alguns dos mais expressivos recursos de comunicação modernos, representam com clareza a situação. Elas nos aproximam de pessoas com as quais não nos encontrávamos a muito tempo, nos permitem conhecer pessoas às quais jamais conheceríamos sem elas e, isso tudo, de forma virtual/ não física. Ao mesmo tempo (às vezes, literalmente, de forma simultânea), abrimos mão de interagir com quem está a nosso lado, abrimos mão de nos encontrarmos com amigos e familiares que moram perto de nós e com outras pessoas com as quais poderíamos nos conectar de forma física. É preciso ficar atento a esta dialética para que possamos aproveitar os benefícios que a tecnologia pode nos oferecer sem perdermos aquilo a que temos acesso e é importante para nós no mundo offline.
De fato, a tecnologia pode nos beneficiar também no dia a dia fora do mundo virtual. Empresas que trabalhavam com métodos tradicionais precisaram se adaptar rapidamente para não perderem espaço em um mercado cada vez mais exigente, rápido, transformado pela tecnologia. Novos serviços online passaram a ser oferecidos e, inclusive, surgiram companhias que operam exclusivamente online, através de aplicativos para diversos serviços. Elas facilitaram nossa vida, reduzindo o nível de dificuldade para que tenhamos acesso a reforçadores importantes em nosso mundo atual.
Em nossa rotina, o acesso a serviços de transporte, compras, mapas de trânsito, viagens, pedidos de comida e vários outros já é facilitado por programinhas do gênero. Tarefas que antes exigiam um tempo considerável, como encontrar um lugar para pedir comida pelo telefone, atualmente podem ser concluídas em poucos segundos através de aplicativos de delivery como o PedidosJá.O custo de resposta é bem menor: em poucos cliques é possível avaliar as características de várias opções de restaurantes, bares e outras opções, fazer o pedido e receber a comida no conforto de casa.

Planejar uma viagem também se tornou bem mais fácil. Com um smartphone em mãos, qualquer pessoa pode aproveitar a estadia nos mais remotos lugares sem precisar gastar com um guia turístico. Os aplicativos de viagens podem ajudar desde o momento da escolha do destino, a compra de passagens, a reserva de hotéis, o aluguel de carros, roteiros, restaurantes e muito mais, e ainda, garantir o acesso a preços acessíveis. O famoso aplicativo TripAdvisor, por exemplo, mostra hotéis, pontos turísticos e restaurantes de todas as partes do mundo. Nele é possível, ainda, ler comentários e avaliações de outros turistas que experimentaram na prática os anúncios feitos pelos estabelecimentos comerciais das cidades visitadas.  Comentários e avaliações feitas pelos próprios usuários nos permitem saber com maior precisão o que realmente podemos encontrar por lá. É mais provável que sejam tatos puros do que aquilo que é descrito nos anúncios, recheados de mandos disfarçados de tatos.

Pedir por um serviço de transporte também é mais simples hoje em dia. Aplicativos como o Uber facilitam muito nossa vida. Com eles, podemos reduzir o tempo de espera por um carro, ter acesso a transporte de qualidade por preços mais em conta e conferir as avaliações feitas por outros clientes, o que de forma semelhante ao que acontece com o Tripadvisor, nos permite entrar em contato com operantes verbais que mais provavelmente tem função de tato.
Diante de tantas facilidades, a questão que permanece é: até onde chegaremos? Se tecnologias assim forem bem aproveitadas e usadas com responsabilidade para trazer conforto à nossa vida, e ao mesmo tempo, se conseguirmos não abrir mão do calor humano e do equilíbrio necessário, seremos capazes de manter o bem estar em nossa vida e facilitar muito a resolução de demandas do cotidiano.

COMENTE VIA FACEBOOK

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here