Comporte-se compõe equipe especializada em Terapia Comportamental Dialética

O Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento tem se dedicado, desde novembro de 2008, a proporcionar a estudantes e profissionais distantes dos grandes centros de formação a oportunidade de terem contato com o que há de melhor na Análise do Comportamento. Este trabalho tem sido desenvolvido através da publicação de notícias sobre atividades realizadas por profissionais da área, informes sobre eventos, divulgação de material didático e publicação de artigos elaborados por profissionais e pesquisadores das mais diversas vertentes da abordagem. Em muitas ocasiões, fomos vanguardistas na divulgação de novas áreas de pesquisa e propostas de trabalho comportamentalistas recém chegadas ao país. Agora, não é diferente!

Em uma parceria entre o Comporte-se, a Vincular Psicologia [conheça] e o Instituto do Comportamento [conheça], foi composta uma equipe de colunistas especializados em Terapia Comportamental Dialética (DBT – Dialectical Behavior Therapy) para tratar do assunto em publicações periódicas no site, realizadas de forma coordenada com as publicações dos demais colunistas.

A DBT é uma abordagem norte-americana de Terapia Comportamental, inicialmente desenvolvida para o tratamento de pacientes cronicamente suicidas e Borderline, mas que, posteriormente, se mostrou eficaz para uma série de outros problemas clínicos. Chegou recentemente ao Brasil, e apenas em 2015 foi formada a primeira turma de Terapeutas Comportamentais Dialéticos no país. Clique aqui e saiba como foi.

Foto DBT

A equipe que compomos é composta por profissionais que já estavam em treinamento em DBT no grupo GEP – Personalidade, conduzido pelo Prof. Vinícius Dornelles, responsável pela introdução da Terapia Comportamental Dialética no Brasil. As publicações devem se iniciar já no mês de julho! Confira quem são os membros do grupo:

Vinícius DornellesVinícius

Vinícius já é colunista do Comporte-se. Confira sua coluna clicando aqui.

Igor da Rosa Finger

Igor já é colunista do Comporte-se. Confira sua coluna clicando aqui.

 Cristina Würdig Sayago

Psicóloga (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS), especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (WP) e mestre em Psicologia Clínica (PUCRS). Formação em Terapias Baseadas em Evidências para o Transtorno da Personalidade Borderline (FUNDACIÓN FORO – Argentina). Treinamento Intensivo em Dialectical Behavioral Therapy (Behavioral Tech/EUA e The Linehan Institute/EUA). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Personalidade (GEP). Coordenadora, professora e supervisora do Curso de Formação em Terapias Comportamentais Contextuais no InTCC. Co-organizadora do Livro- “Bullying: Avaliação e Intervenção em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental”. Sócia fundadora da Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do Sul (ATC-RS), sócia da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC).

Débora C Finkler 

Débora

Psicóloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2011), Residência em Saúde Mental pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA/2013), especialista em Terapia Cognitivo-comportamental (INTCC/2014), treinamento intensivo em Terapia Comportamental Dialética (Behavioral Tech/2015). Integrante do Grupo de Estudos da Personalidade (GEP), pesquisadora colaboradora no Programa dos Transtornos de Ansiedade do HCPA (PROTAN) e Volunteering Research Fellowship na McGill University (Montreal, CA)

Diego dos Santos Alano

13322036_10209375721692710_2215963515566130729_n

Psicólogo (Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS), Formação em Terapias Baseadas em Evidências para o Transtorno da Personalidade Borderline (FUNDACIÓN FORO – Argentina). Treinamento Intensivo em Dialectical Behavioral Therapy (Behavioral Tech/EUA e The Linehan Institute/EUA). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Personalidade (GEP). Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental (InTCC/FADERGS). Supervisor do Curso de Formação em Terapias Comportamentais Contextuais (InTCC). Professor do Curso de Especialização de Terapias Integradas (Instituto Fernando Pessoa – IFP)

Julia Luiza Schäfer

Julia

Psicóloga (Universidade do Vale do Rios dos Sinos – UNISINOS), Treinamento Formação em Terapias Baseadas em Evidências para o Transtorno da Personalidade Borderline (FUNDACIÓN FORO – Argentina). Treinamento Intensivo em Dialectical Behavioral Therapy (Behavioral Tech/EUA e The Linehan Institute/EUA). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Personalidade (GEP), Mestranda em Cognição Humana no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trauma e Estresse (NEPTE) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Aluna de Especialização em Terapia Cognitivo Comportamental (PUCRS).

Patrícia Guedes

13511548_1078664625489636_1262006440_n

Psicóloga (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS). É mestranda em Psicologia (PUCRS), atuando no Grupo de Pesquisa, Avaliação e Atendimento em Psicoterapia Cognitivo e Comportamental estudando o desenvolvimento da flexibilidade psicológica em pessoas com sobrepeso e obesidade em uma intervenção intensiva. É especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (InTCC/Fadergs). Realizou formação em Terapias Comportamentais Contextuais (InTCC). Treinamento Intensivo em Dialectical Behavioral Therapy (Behavioral Tech/EUA e The Linehan Institute/EUA). É colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Personalidade (GEP).

Tamires Pimentel

13521661_1078664585489640_830628939_n

Psicóloga (Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS); Formação em Terapias Comportamentais Contextuais (InTCC); Treinamento Intensivo em Dialectical Behavioral Therapy (Behavioral Tech/EUA e The Linehan Institute/EUA); Supervisora clínica em DBT; Sócia-fundadora do Instituto do Comportamento (São Leopoldo/RS); Atua como psicóloga clínica nas terapias comportamentais contextuais; Coordenadora do Grupo de Estudos em Terapia Comportamental Dialética “Café com DBT”; Integrante do Time de Estudos e Consultoria em DBT – tecdbt.

0 0 votes
Article Rating
Avatar photo

Escrito por Portal Comporte-se

O Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento foi criado em 2008 e é hoje o principal portal de Análise do Comportamento do Brasil. Nele você encontra artigos discutindo temas diversos à partir do referencial teórico da abordagem; dicas de filmes, livros, periódicos e outros materiais; entrevistas exclusivas; divulgação de cursos, promoções, eventos e muito mais.

Integrando ACT e FAP para lidar com esquivas

Prof. Dr. Paulo Abreu – As tensões e intersecções entre Análise do Comportamento e Psiquiatria