Membros da OSC respondem a crítica publicada na Science sobre estudo de replicabilidade em Psicologia

*Agradecemos o trabalho de Diego Mansano na tradução da noticia.

Em 4 de março deste ano, uma equipe de pesquisadores composta por Daniel Gilbert (professor de Psicologia da Universidade de Harvard), Gary King (Professor da Universidade de Harvard), Stephen Pettigrew (estudante de doutorado no Departamento de Governo da Universidade de Harvard) e Timothy Wilson (professor de Psicologia na Universidade de Virginia) publicou na revista Science um comentário técnico apontando diversas falhas metodológicas em um estudo desenvolvido pela Open Science Collaboration (OSC) em 2015, no qual foram avaliados os índices de reprodutibilidade de 100 pesquisas em Psicologia. Em resumo, o comentário defendia que o método adotado pela OSC não permitia que se chegasse aos resultados obtidos nas replicações. O Comporte-se publicou uma notícia sobre o assunto.

[button link=”https://comportese.com/2016/03/pesquisadores-derrubam-estudo-de-referencia-sobre-replicabilidade-em-psicologia/” size=”large” target=”new” color=”default”]Clique e Acesse[/button]

Poucos dias depois, porém, a equipe da OSC elaborou uma resposta ao comentário publicado na Science e publicou na própria Science. Assinada por todos os membros da Open Science, a resposta afirma que a equipe de Gilbert cometeu equívocos estatísticos e interpretou dados de maneira seletiva, e em consequência, chegou a conclusões precipitadas sobre o trabalho comentado. Confira um resumo dos equívocos listados na resposta:

– Gilbert e sua equipe focaram em apenas uma das medidas de reprodutibilidade utilizada no estudo da OSC

– A estimativa de Gilbert sobre a taxa de replicação foi de 95%. De acordo com os membros da OSC, isso só poderia ser verdadeiro se as replicações tivessem um tamanho de amostra infinito, o que não aconteceu.

– Gilbert e sua equipe compararam o estudo da OSC a uma outra pesquisa, realizada em 2014, para avaliar o intervalo de confiança e a taxa de reprodutibilidade máxima das replicações da OSC, porém, a comparação não é válida, já que os estudos possuem métodos bastante diferentes.

A resposta completa, em inglês, pode ser lida aqui. Nela estão detalhados todos os problemas apontados pela equipe da OSC na resposta publicada por Gilbert e seus colegas.

[button link=”http://science.sciencemag.org/content/351/6277/1037.3.full” size=”large” target=”new” color=”default”]Clique e Acesse[/button]

0 0 votes
Article Rating
Avatar photo

Escrito por Portal Comporte-se

O Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento foi criado em 2008 e é hoje o principal portal de Análise do Comportamento do Brasil. Nele você encontra artigos discutindo temas diversos à partir do referencial teórico da abordagem; dicas de filmes, livros, periódicos e outros materiais; entrevistas exclusivas; divulgação de cursos, promoções, eventos e muito mais.

AC.aráCAST Episódio 29: BEHAVIORISTAS NO CINEMA – The Revenant (2015)

Como introduzir Mindfulness em Psicoterapia?