Fotógrafo faz ensaio tentando traduzir o sofrimento de pessoas com Depressão

0

Apesar de ser considerada uma das mais graves desordens comportamentais da atualidade, a Depressão ainda é muito mal compreendida – tanto por leigos quanto por profissionais da saúde. Cerca de metade dos casos passam despercebidos pelos médicos e enfermeiros da atenção primária, e muitos outros, sequer chegam a buscar ajuda especializada em função dos diversos mitos que rodeiam o transtorno. Não é raro ouvir de pacientes diagnosticados com Depressão, na clínica, que aquilo que sentem é frescura, bobagem, ou coisa irrelevante diante de outros problemas do mundo, como a tão evocada fome na áfrica ou as guerras do Oriente Médio, por exemplo.  Ledo engano.

A Depressão está associada a 60% de todos os casos de suicídio cometidos no planeta, é considerada pela Organização Mundial da Saúde segunda maior causa de incapacitação para o trabalho e estudo e atinge quase quatro vezes mais pessoas que doenças como o HIV/AIDS.

Sabendo da imensa dificuldade das pessoas para compreender o problema, o fotógrafo americano Edward Honaker, de 21 anos, realizou um ensaio fotográfico tentando traduzir em imagens o sofrimento do depressivo. Honaker usou sua própria experiência como inspiração. Ele foi diagnosticado com Depressão há dois anos, mas apenas há algum tempo, foi capaz de compreender o que realmente estava enfrentando. Desde então, diz querer ajudar outras pessoas que, de forma semelhante, tem dificuldades para compreender a própria experiência ou sofrem com o preconceito da sociedade.

“Eu acho que uma maneira muito útil para acabar com o estigma em torno da doença mental é estar lá para ajudar outras pessoas que possam sofrer disso”, frisou. “Você nunca sabe o que os outros estão passando, por isso tudo que você realmente pode fazer é ser gentil e não condenador.”

Confira as fotos logo abaixo. Não deixe de conhecer também o livro “Depressão: Psicopatologia e Terapia Analítico-Comportamental” (aqui), lançado neste ano por membros da equipe do Comporte-se em parceria com a Editora Juruá. Os dados citados acima foram extraídos dele.

Fotos-traduzem-depressão-13 Fotos-traduzem-depressão-12 Fotos-traduzem-depressão-11 Fotos-traduzem-depressão-10 Fotos-traduzem-depressão-9 Fotos-traduzem-depressão-8 Fotos-traduzem-depressão-7 Fotos-traduzem-depressão-6 Fotos-traduzem-depressão-5 Fotos-traduzem-depressão-4 Fotos-traduzem-depressão-3 Fotos-traduzem-depressão-2 Fotos-traduzem-depressão-1

Fonte: Catraca Livre.

COMENTE VIA FACEBOOK

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.