Conheça o livro: “Cultura, democracia e ética: Reflexões Comportamentais”

O livro organizado por Carolina Laurenti e Carlos Eduardo Lopes (EDUEM, 2015) apresenta discussões sobre a cultura em uma perspectiva analítica- comportamental. Mais do que isso, é uma obra que tenta enfrentar as críticas sociais dirigidas ao comportamentalismo desde suas origens, a saber, que se trataria de uma filosofia que subsidiaria uma proposta psicológica norteada pela ideologia do controle social, estando o serviço de elite, filiando-se, necessariamente a uma política de direita. As respostas a essas críticas são buscadas tanto nos textos  de Skinner, quanto de outros autores que tentam dar continuidade ao comportamentalismo na atualidade.

Alguns capítulos são: Reflexões comportamentalistas sobre a maldade contemporânea; O conceito de sobrevivência das culturas e suas implicações para uma ética skinneriana; Skinner, democracia e anarquia e Seleção pelas consequências como norte funcional para políticas públicas.

Entre no site da editora: [button link=”http://www.eduem.uem.br/novapagina/?q=node%2F636″ size=”medium” target=”new” color=”default”]Acessar[/button]

0 0 votes
Article Rating

Escrito por Priscila Meireles Guidugli

Graduada em Psicologia, Mestra e Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP - Bauru. Especialista em Psicoterapia Breve pelo Instituto Ampliatta. Membro do LADS (Laboratório de Aprendizagem, Desenvolvimento e Saúde) da UNESP – Bauru. Atua nas áreas clínica e escolar atendendo todas as idades, com experiência em dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento infantis, transtornos globais do desenvolvimento, incluindo autismo, além de transtornos psiquiátricos relacionados à ansiedade e depressão.

Esquiva e fuga: uma hipótese de efeitos de médio e longo prazo

II Simpósio Brasiliense de Autismo Com enfoque na análise do comportamento