Como construir um Genograma?

A família, como primeiro grupo social a que um indivíduo é exposto ao nascer, tem fundamental importância no desenvolvimento de seu repertório comportamental. Investigar e descrever os padrões comportamentais de seus membros, bem como a forma com que se relacionam, problemas de saúde, entre outras coisas, pode ser essencial para compreender o problema trazido à clínica pelo cliente. Uma ferramenta bastante utilizada com este objetivo é o Genograma.

Genograma

O Genograma não é uma simples árvore genealógica. Seus símbolos e notações descrevem detalhadamente cada aspecto de uma família e de cada um de seus componentes. Ele permite organizar, de forma bastante intuitiva e fácil de compreender, uma enorme gama de informações. Construí-lo, no entanto, nem sempre é fácil. Muita gente desconhece a forma de representar cada tipo de ocorrência no histórico familiar, o que complica não apenas o registro das informações, como também sua compreensão. Neste sentido, determinados recursos tecnológicos podem ser extremamente úteis. Um deles é o Geno Pro 2011, um programa criado especialmente para a construção do Genograma.

O Geno Pro 2011, ao ser inicializado, apresenta um rápido tutorial com o passo a passo de como utilizá-lo. Após isso, basta passar o mouse por cima dos menus disponíveis na barra de ferramentas para obter maiores detalhes sobre a função de cada item disposto ali. O melhor é que o programa pode ser baixado gratuitamente e utilizado sem qualquer custo pelo período de até 15 dias, com uma chave fornecida durante a instalação. Quando a chave expira, basta efetuar um novo cadastro no site para receber uma nova.

Faça download do Geno Pro 2011 clicando no botão abaixo.

[button link=”http://www.genopro.com/setup/” size=”large” target=”new” color=”default”]Clique e Acesse[/button]

5 2 votes
Article Rating
Avatar photo

Escrito por Portal Comporte-se

O Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento foi criado em 2008 e é hoje o principal portal de Análise do Comportamento do Brasil. Nele você encontra artigos discutindo temas diversos à partir do referencial teórico da abordagem; dicas de filmes, livros, periódicos e outros materiais; entrevistas exclusivas; divulgação de cursos, promoções, eventos e muito mais.

Conheça o livro: Orientação Profissional sob o enfoque da Análise do Comportamento

Confira: principais livros lançados por Analistas do Comportamento em 2015