Saiba como foi a XIV JAC UFSCar

Nos dias 12, 13 e 14 de junho ocorreu no Campus de São Carlos da UFSCar, a 14ª JAC da universidade, evento que já tem tradição entre os Analistas do Comportamento e estudantes da área, neste ano contou com a participação de em média 160 pessoas. Promovido por alunos da graduação em Psicologia, o evento contou com a participação de grandes analistas do comportamento do Brasil, que conduziram as mesas de abertura e encerramento, bem como palestras, fóruns e mini cursos. Confira a programação!

A mesa de abertura ficou por conta dos grandes professores Isaias Pessotti, Deisy das Graças de Souza e Maria Amália Pie Abib Andery, atividade esta muito comentada pelos participantes, pois foram discutidos temas relativos à história da Análise do Comportamento no Brasil, com direito a fotos históricas e relatos muito interessantes de Isaias Pessotti sobre a chegada do Professor Fred Keller ao Brasil e suas práticas de sala de aula.

No dia seguinte Roberto Banaco proferiu uma palestra sobre relacionamentos conjugais. Ao mesmo tempo, em outra palestra, Diego Zilio falou sobre o papel das neurociências na compreensão do comportamento, ao final ainda concedeu uma entrevista para o Comporte-se. No período da tarde houveram mais palestras com temas diversos, como estudo experimental da mentira e falsas memórias. Na sessão de painéis e apresentações orais haviam trabalhos de intervenções com autismo e síndrome de down, estresse e saúde e deficiência intelectual. Paralelamente ocorriam dois fóruns; um sobre a Teoria das Molduras Relacionais, proferido por Jaume Aran e outro sobre a importância da relação entre pesquisa e prestação de serviço em análise do comportamento, com Rodrigo Dal Ben e Lívia Benatti.

Logo mais a mesa de encerramento contou com as participações de Carolina Laurenti (UEM), Eduardo Lopes (UEM) e Maria de Jesus Dutra dos Reis (UFSCar) para discutir o tema “Skinner, Darwin e Dawkins: encontros”. No domingo houveram mini cursos sobre Psicologia da saúde com Aderson Costa, avaliação funcional e aplicação dos conceitos de Análise do Comportamento com Ana Arantes e Paulo Chereguini e outro sobre Psicologia Organizacional e aplicação dos conceitos de Análise do Comportamento, com Alexandre José Bernardo.

Confira as fotos do evento na página do Comporte-se no Facebook.

 

0 0 votes
Article Rating

Escrito por Raiane Alves

Acadêmica de Psicologia das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros / Montes Claros-MG, cursando atualmente o 10º período.

[Entrevista Exclusiva] Diego Zílio, neurociências e análise do comportamento

Confira o novo número da revista Acta Comportamentalia