Saiba como foi a III Jornada de Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina

602278_211721072342236_540243086_n

A III Jornada de Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina comemorou os 10 anos do Mestrado em Análise do Comportamento da UEL. O evento foi realizado nos dias 23 e 24 de julho de 2015 e contou com a presença de representantes da CAPES da área de Psicologia, Antônio Virgílio Bittencourt Bastos eGerson YukioTomanari, bem como com importantes nomes da comunidade analítico-comportamental, tais como Henrique Mesquita Pompermaier, Maria Amália Pie AbibAndery e Maura Alves Nunes Gongora. Além disso, as pesquisas desenvolvidas pelo programa de pós-graduação foram apresentadas, demonstrando o alcance e relevância da Análise do Comportamento nas mais diferentes áreas. Seja em saúde, por meio de estratégias de intervenção voltadas para pessoas com diagnóstico de Transtorno Bipolar ou orientação para pais de crianças com doenças de pele; seja na área jurídica apontando caminhos para a análise e intervenção frente a situações de violência e abuso; seja na clínica com a utilização de simuladores virtuais para o tratamento de medo de dirigir, claustrofobia, medo de falar em público ou de altura; seja nas pesquisas básicas ou nas neurociências e psicobiologia; seja nos estudos conceituais e relacionados a cultura; seja nos contextos de ensino ou no desenvolvimento de jogos, a Análise do Comportamento faz a diferença que faz diferença!

A mensagem da jornada versou sobre esperança e a importância da participação dos jovens pesquisadores para o crescimento e manutenção do Behaviorismo Radical e da ciência que o mesmo fundamenta. Mais de 200 congressistas foram convidados a fazer parte do presente e do futuro da Análise do Comportamento. Agora ampliamos esta missão aos demais analistas do comportamento espalhados no país, a jornada de cada um faz diferença na composição desta história.

Por fim, o agradecimento sincero da organização da III JAC-UEL a todos que participaram deste momento e possibilitaram a realização do evento. Até a próxima JAC!

Roberta Seles da Costa (Colunista Comporte-se e membro da Comissão Organizadora da III JAC-UEL)

0 0 votes
Article Rating

Escrito por Raiane Alves

Acadêmica de Psicologia das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros / Montes Claros-MG, cursando atualmente o 10º período.

Conheça o periódico “Behavioural Processes”

Analista do Comportamento Ghoeber Morales concede entrevista sobre carreira, psicoterapia e coaching