Saiba como foi o III Congresso Brasileiro de Terapia por Contingências de Reforçamento

0

Nos dias 29 e 30  de maio aconteceu, em Campinas, o III Congresso Brasileiro de Terapia por Contingências de Reforçamento e Encontro de Terapeutas Comportamentais. Promovido pelo ITCR Campinas, o evento contou com a participação de alguns dos maiores analistas do comportamento do Brasil, que conduziram uma variedade de Mesas Redondas, Sessões Coordenadas, Palestras, Comunicações Orais, Minicursos e Supervisões de  Caso ao vivo.  Foram dois dias intensos, com tantas atividades de altíssima qualidade que era difícil escolher qual assistir.

Confira a Programação

Uma das atividades mais comentadas do evento foi a mesa redonda “SÃO OS FUNDAMENTOS DA ACCEPTANCE AND COMMITMENT THERAPY (ACT) COMPORTAMENTAIS?”, conduzida por Hélio José Guilhardi e Roberto Alves Banaco, com a mediação de Luc Vandenberghe. Hélio Guilhardi apresentou um estudo de caso ilustrando como a Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR) interpreta o termo “Aceitação” da Terapia de Aceitação e Compromisso, explicando ainda, de que forma a TCR trabalha para promover aceitação. Roberto Alves Banaco, por sua vez, realizou uma análise da história da Terapia Analítico-Comportamental, em especial, do tratamento dado ao Comportamento Verbal, para explicar o que significa o termo “Compromisso”, da ACT. Com a sala lotada,  coube a Luc Vandenberghe estabelecer relações entre as duas falas e mediar as perguntas feitas pela platéia.

Ainda sobre a Terapia de Aceitação e Compromisso, o Prof. Dr. Roosevelt Starling apresentou a palestra “POR QUE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO E ACT (RFT) SÃO MODELOS DIFERENTES E INCOMPATÍVEIS: UMA LEITURA EPISTEMOLÓGICA” , na qual, utilizando trechos das obras dos fundadores da ACT, buscou destacar diferenças entre a proposta da abordagem e o modelo explicativo da Análise do Comportamento que as tornam incompatíveis.

O evento contou com quase 700 participantes, então era comum encontrar as salas cheias. Apesar disso, dada a competência da comissão organizadora, não faltou conforto e comodidade aos analistas do comportamento que ali estavam. Falando nisso, aliás, é impossível deixar de mencionar a excelência no trabalho dos monitores que atendiam prontamente a qualquer dúvida ou dificuldade dos participantes. Foram muito bem treinados.

O III Congresso Brasileiro de Terapia por Contingências de Reforçamento e Encontro de Terapeutas Comportamentais contou ainda com o lançamento dos livros  “A Pesquisa de Processo em Psicoterapia: Vol I – Desenvolvimento do SIMCCIT/ Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica” e “A Pesquisa de Processo em Psicoterapia: Vol II – Estudos à Partir do SIMCCIT”, organizados por Denis Roberto Zamignani e Sônia Beatriz Meyer.  A obra foi organizada à partir do doutorado de Zamignani e apresenta não apenas os dados obtidos em sua pesquisa, como também, resultados de estudos posteriores.  Não faz muito tempo o Comporte-se publicou uma entrevista sobre os livros.

Clique e Acesse

Você pode adquirir seus exemplares na loja do Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento, clicando no botão abaixo:

Clique Aqui

Uma novidade apresentada pela equipe do ITCR foi o aplicativo do congresso, que podia ser baixado tanto pelo Google Play quanto pela Apple Store. No aplicativo os participantes tinham acesso a todas as informações sobre o evento – desde a programação até sugestões de restaurantes dentro e fora do hotel, com informações sobre valores e tipos de prato encontrados neles. A praticidade foi uma das marcas registradas do encontro.

Se você não podo participar do congresso, no entanto, já pode ir se preparando para o próximo ano. De acordo com Hélio Guilhardi, fundador do ITCR Campinas, a próxima edição do evento contará com três dias de atividades – ou seja, será ainda melhor! Em breve maiores informações serão divulgadas.

Você pode ainda conferir as fotos do evento em sua fanpage oficial, clicando nos botões abaixo:

Fotos: Noreen C. Aguirre

Fotos: Fotocongresso

Fotos: Vera S. Nogueira

O Boteco Behaviorista também esteve por lá e registrou alguns momentos:

Fotos: Felipe Epaminondas

COMENTE VIA FACEBOOK

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.