Dica de leitura – Transtornos alimentares: Uma perspectiva Analítico Comportamental

Os primeiros sinais de transtornos alimentares geralmente ocorrem na infância e na adolescência e além de causar sérios danos à saúde, trazem consequências negativas no desenvolvimento psicossocial, no ambiente familiar e no desempenho escolar desses sujeitos. Por isso são recorrentes casos clínicos principalmente associados à anorexia e a bulimia, felizmente a Análise do Comportamento tem aparato teórico suficiente para que o psicólogo entenda e possa intervir em cada caso.

O artigo de Vale e Elias (2011) apresenta de forma didática esses transtornos alimentares, mais especificamente a anorexia e a bulimia, em uma perspectiva Analítico Comportamental. Vale a pena dar uma olhadinha!

Clique aqui e acesse o texto completo: 

[button link=”http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1517-55452011000100005&script=sci_arttext” size=”medium” target=”new” color=”default”]Acessar[/button]

0 0 votes
Article Rating

Escrito por Priscila Meireles Guidugli

Graduada em Psicologia, Mestra e Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP - Bauru. Especialista em Psicoterapia Breve pelo Instituto Ampliatta. Membro do LADS (Laboratório de Aprendizagem, Desenvolvimento e Saúde) da UNESP – Bauru. Atua nas áreas clínica e escolar atendendo todas as idades, com experiência em dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento infantis, transtornos globais do desenvolvimento, incluindo autismo, além de transtornos psiquiátricos relacionados à ansiedade e depressão.

Conheça o livro “ANATOMIA E FISIOLOGIA PARA PSICÓLOGOS”

A relação entre a baixa variabilidade comportamental e um padrão dependente afetivo