Boteco Behaviorista 43 – Autocontrole

0

Todos controlamos, e todos somos controlados, já escreveu B. F. Skinner. Mas o que dizer de quando o indivíduo controla o próprio comportamento?

O que caracteriza tal controle? A manipulação ou criação de estímulos para si próprio? Alteração de operações motivacionais? Elaboração de auto-regras? Poderia um sujeito reforçar o próprio comportamento? E em que consiste uma “reposta de compromisso”? “Auto-manejo”, “auto-governo”, “auto-gerenciamento”: será que são todos sinônimos?

Há algumas décadas, analistas do comportamento desenvolvem modelos para o estudo desse tipo específico de controle. Pesquisas da área têm sido importantes para a compreensão, e desenvolvimento de estratégias de enfrentamento, de problemas humanos diversos, como procrastinação, obesidade e abuso de drogas.

Para falar disso tudo e mais, o Boteco Behaviorista orgulhosamente recebe Fernanda Calixto, doutoranda da UFSCar / Instituto Lahmiei, Luiz Bernardes, mestre pela PUC-SP e Leonardo Figueiró de Andrade, doutor pela University of Florida.

Participantes:
– César Antonio Alves da Rocha
– Felipe Epaminondas
– Fernanda Calixto
– Leonardo Andrade
– Luiz Bernardes
– Marcela Ortolan

Clique para assistir: Acessar

COMENTE VIA FACEBOOK

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here