Conheça o Vocabulário de Análise do Comportamento da UFPA / UFMG

A iniciativa deste vocabulário é das universidades UFPA  e UFMG, com autoria de Ronaldo Rodrigues Teixeira Júnior e co-autoria: Maria Aparecida Oliveira de Souza. Trata-se de uma boa ferramenta de pesquisa para os termos mais recorrentes na Análise do Comportamento, auxiliando tanto estudantes iniciantes quanto profissionais já estabelecidos na área.

Breve descrição: O livro “Vocabulário de Análise do Comportamento: um manual de consulta para termos usados na área” foi elaborado para atender alunos e professores que vejam nesse tipo de material uma boa opção didática para auxílio do ensino e aprendizagem de conceitos da Análise do Comportamento. A lista completa do livro dispõe de 486 verbetes e a versão on-line dispõe de 91 verbetes com as principais definições usadas na área. A lista completa pretende contemplar os termos mais usados pela Análise do Comportamento, excluindo aqueles que podem não ser considerados tão importantes para um estudo geral da abordagem. A seleção inclui, por exemplo, alguns conceitos usados em metodologia, termos de outras ciências, e palavras de uso cotidiano, tudo sob a perspectiva da Análise do Comportamento. Por outro lado, termos de áreas muito específicas, distantes da abordagem ou de emprego idêntico ao encontrado em dicionários não foram adicionados. Alguns conceitos filosóficos e termos usados quase que exclusivamente na clínica comportamental ou em outras áreas de aplicação, não são encontrados na edição atual, mas espera-se incluí-los em edições futuras.

O melhor é que o conteúdo pode ser baixado gratuitamente pelo site, lá também há instruções de uso e outras informações:

[button link=”http://www.fafich.ufmg.br/~vocabularioac/” size=”medium” target=”new” color=”default”]Acessar[/button]

5 2 votes
Article Rating

Escrito por Priscila Meireles Guidugli

Graduada em Psicologia, Mestra e Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP - Bauru. Especialista em Psicoterapia Breve pelo Instituto Ampliatta. Membro do LADS (Laboratório de Aprendizagem, Desenvolvimento e Saúde) da UNESP – Bauru. Atua nas áreas clínica e escolar atendendo todas as idades, com experiência em dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento infantis, transtornos globais do desenvolvimento, incluindo autismo, além de transtornos psiquiátricos relacionados à ansiedade e depressão.

Curso de Capacitação para Pais

O QUE A ANÁLISE DE CONTINGÊNCIAS PODE NOS ENSINAR SOBRE MOTIVAÇÃO – PARTE 1