Boteco Behaviorista #41 – Economia Comportamental

0

Mais uma discussão interessante do Boteco Behaviorista, desta vez sobre “Economia Comportamental”.

Você sabia que alguns economistas propuseram definir economia como “ciência da ação humana”? E que Keller (1984) chegou a propor o termo “praxeologia” (que hoje designa uma abordagem no campo da economia) como alternativa a “behaviorismo”? E que um psicólogo já ganhou um Nobel em economia?

Mas o que a análise do comportamento contemporânea teria a dizer sobre temas da economia?

De acordo com Franceschini & Ferreira (2012, p. 317):
“Nos últimos dois séculos, a aproximação e o afastamento entre Psicologia e Economia foram guiados por tentativas de se medir a Utilidade, ou ‘prazer’. A recente retomada dos esforços interdisciplinares foi gestada por críticas internas ao campo econômico sobre a premissa de racionalidade humana e a falta de precisão na previsão de eventos econômicos. Pesquisas em Economia Comportamental dentro da Análise do Comportamento tendem a versar sobre elasticidade de demanda, curvas de desconto, modelos abertos ou fechados e substituição entre diferentes bens. O diálogo entre Economia e AC pode beneficiar-se de esforços para comprovar a generalidade dos dados obtidos em laboratórios animais.”

Economia comportamental seria, então, uma área da análise do comportamento? Seria uma tentativa de aplicar a AC para analisar fenômenos econômicos? As duas coisas?

Fonte: Canal Youtube – Boteco Behaviorista

Participantes:

Cândido Pessoa

Carol Franceschini

César Rocha

Diogo Ferreira

Felipe Epaminondas

Marcela Ortolan

 Acessar

 

 

COMENTE VIA FACEBOOK

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.