Dica de artigo: “Motivação no ensino e aprendizagem: Algumas contribuições da Análise do Comportamento”

Publicado em dezembro de 2014 na Revista CES Psicología, o artigo dos autores Pedro Eugênio Pereira Aloi, Verônica Bender Haydu e João dos Santos Carmo, discute sobre o termo “motivação” na área educacional, de acordo com os pressupostos da Análise do Comportamento. Veja o resumo do artigo:

O conceito de motivação tem sido um tema regularmente pesquisado e estudado pelos psicólogos, tendo surgido nos contextos da psicoterapia, psicometria e no estudo da aprendizagem. Na bibliografia da Análise do Comportamento ele apareceu pela primeira vez na obra de Skinner “O comportamento dos organismos” e atingiu sua definição atual com os estudos sobre operações motivacionais. Este estudo de revisão de tema visa discutir e caracterizar o conceito de motivação com base em princípios de Análise do Comportamento em sua interface com a área da Educação. Além disso, são apresentados direcionamentos práticos de como produzir motivação na sala de aula. Tipos de operações motivacionais são especificados e são sugeridas algumas operações motivacionais para o comportamento de estudar.

É uma ótima leitura para aqueles que se interessam pela área da educação!

Se interessou? Acesse o artigo completo no site da revista:

[button link=’http://revistas.ces.edu.co/index.php/psicologia/article/view/2928′ target=’_blank’ icon=’entypo-link’]Acessar[/button]

0 0 votes
Article Rating

Escrito por Priscila Meireles Guidugli

Graduada em Psicologia, Mestra e Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP - Bauru. Especialista em Psicoterapia Breve pelo Instituto Ampliatta. Membro do LADS (Laboratório de Aprendizagem, Desenvolvimento e Saúde) da UNESP – Bauru. Atua nas áreas clínica e escolar atendendo todas as idades, com experiência em dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento infantis, transtornos globais do desenvolvimento, incluindo autismo, além de transtornos psiquiátricos relacionados à ansiedade e depressão.

Conheça o site do professor MARK L. SUNDBERG e saiba mais sobre Comportamento Verbal

Dica de vídeo: Conheça o canal do YouTube do Instituto Walden 4