Tecnologia pode ajudar a ter sonhos lúcidos


Muita gente já experimentou a sensação de se perceber sonhando. Algumas pessoas conseguem até mesmo controlar o que está acontecendo por alguns momentos. Conhecida como sonho lúcido, essa experiência é estudada por pesquisadores de várias universidades no mundo que buscam desvendar o que acontece no cérebro quando isso ocorre e desenvolver técnicas para facilitar os sonhos conscientes, não raro associados à melhora da criatividade e à resolução de problemas. Agora, estudantes de engenharia elétrica e computacional da Universidade da Flórida desenvolveram o projeto de um dispositivo que pode induzir o cérebro a ter sonhos lúcidos.  Colocado como uma faixa ao redor da cabeça, o Aurora, como é chamado, contém eletrodos que mapeiam as ondas cerebrais e os padrões de movimento ocular e detectam quando a pessoa entra no sono REM (rapid eye movement), estágio em que ocorrem os sonhos. Nesse momento, o Aurora emite sobre os olhos luzes de determinada intensidade, de maneira a ajudar o usuário a perceber que está sonhando, aumentando as chances de vivenciar as cenas de forma consciente.

Os padrões de sono são enviados, via Bluetooth, para um aplicativo desenvolvido para smartphones que os registra. O aparelho está sendo construído graças à verba conseguida pelos seus criadores, representados pela empresa iWinks, por meio do site de financiamento coletivo Kirckstarter.

Fonte: Mente e Cérebro
0 0 votes
Article Rating
Avatar photo

Escrito por Portal Comporte-se

O Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento foi criado em 2008 e é hoje o principal portal de Análise do Comportamento do Brasil. Nele você encontra artigos discutindo temas diversos à partir do referencial teórico da abordagem; dicas de filmes, livros, periódicos e outros materiais; entrevistas exclusivas; divulgação de cursos, promoções, eventos e muito mais.

Alerta aos pais: o perigo do mimo

III JAC da Universidade São Judas Tadeu – JAC USJT – São Paulo/SP