Pesquisadores descobrem área do cérebro responsável por analisar decisões ruins


Tomar boas decisões é tão importante pra sobrevivência da raça humana que cientistas descobriram uma área do cérebro que serve exclusivamente pra analisar as decisões que tomamos – e mudar de ideia se for o caso. A descoberta é inédita e aponta pra algo interessante: só os humanos parecem ter um tecido cerebral destinado exclusivamente a essa função. Os cientistas analisaram também cérebros de macacos e não encontraram nada parecido.

Do tamanho e formato de uma couve de bruxelas – ou seja, um pouco menor que uma bola de pingue-pongue – a região descoberta recentemente por cientistas da Universidade de Oxford tem a função de analisar rapidamente melhores alternativas possíveis pras decisões que tomamos, enquanto o resto do cérebro acaba se encarregando de analisar se as decisões tiveram consequências boas ou não.

É essa região, de acordo com os cientistas, que acaba nos fazendo atentar pras possíveis decisões melhores que não tomamos – ou, de acordo com Matthew Rushworth, professor de neurociência cognitiva de Oxford envolvido no estudo, é o que nos faz achar que a galinha do vizinho está sempre mais gorda.

O estudo pode ajudar a medicina no tratamento de doenças psiquiátricas. De acordo com Rushworth, em uma entrevista ao jornal The Guardian, uma das maneiras de fazer algo direito é monitorar as outras maneiras como a tarefa poderia ser executada – e pessoas com maior atividade nessa áre cerebral são mais propensas a mudarem suas escolhas, ou seja, se você for indeciso, culpe esse pequeno pedaço de tecido cerebral.


Fonte: Revista Galileu
0 0 votes
Article Rating
Avatar photo

Escrito por Portal Comporte-se

O Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento foi criado em 2008 e é hoje o principal portal de Análise do Comportamento do Brasil. Nele você encontra artigos discutindo temas diversos à partir do referencial teórico da abordagem; dicas de filmes, livros, periódicos e outros materiais; entrevistas exclusivas; divulgação de cursos, promoções, eventos e muito mais.

Como funciona nossa percepção de tempo?

Trabalhar demais é tão perigoso quanto fumar