A ciência da larica: por que a maconha causa fome

Um dos efeitos catalogados do uso de maconha é a fome: depois de usar a droga, o usuário tem uma sensação de estômago vazio. Popularmente, chama-se a essa fome causada pela maconha de larica – em alguns lugares do país, a gíria é tão comum que acaba sendo aplicada também à comida e, frequentemente, sem necessariamente o contexto envolvendo a droga.


 (Foto: loli jackson/flickr/creative commons)

Até pouco tempo, cientistas não entendiam muito bem porque isso acontecia. Agora, com a regularização da venda e consumo de maconha em muitos estados dos EUA, deve ficar mais fácil estudar os efeitos da droga e as consequências, boas e ruins, do uso de maconha. Enquanto isso, cientistas franceses publicaram na revista Nature Neuroscience um estudoque chega mais perto de descobrir porque quem fuma maconha sente larica.

Os pesquisadores descobriram que o efeito da maconha em certos receptores cerebrais é parecido com o que acontece quando pulamos uma refeição. Isso acontece por causa de um espécie de apuração do olfato, de acordo com a equipe da Universidade de Bordeaux.

No caso dos ratos que participaram do experimento, os receptores ativados depois que eles receberam uma injeção de THC, que é o princípio ativo da maconha, ficam na área olfativa do cérebro.

Os cientistas deixam claro que as coisas funcionam bem diferente pra humanos, mas que as descobertas nos ratos podem ajudar a desenvolver drogas para doenças como obesidade e diabetes que se beneficiem desses receptores de canabinoides.


Fonte: Revista Galileu
0 0 votes
Article Rating
Avatar photo

Escrito por Portal Comporte-se

O Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento foi criado em 2008 e é hoje o principal portal de Análise do Comportamento do Brasil. Nele você encontra artigos discutindo temas diversos à partir do referencial teórico da abordagem; dicas de filmes, livros, periódicos e outros materiais; entrevistas exclusivas; divulgação de cursos, promoções, eventos e muito mais.

Seu cérebro não sabe mais a diferença entre emoticons e expressões reais

Como funciona nossa percepção de tempo?