Escrever acelera a cura

Vários estudos já mostraram que escrever sobre os próprios sentimentos e expectativas pode ajudar a superar dores psíquicas e a melhorar o humor. Agora, pesquisadores da Nova Zelândia sugerem que a escrita acelera a recuperação de lesões. A equipe coordenada pela cientista Elizabeth Broadbent, da Universidade de Auckland, acompanhou 50 voluntários com idades entre 64 e 97 anos, que escreveram sobre problemas pessoais durante 20 minutos por três dias consecutivos. 

Duas semanas depois, cada um foi submetido a uma biópsia que extraiu um minúsculo pedaço de pele de um braço. Nas semanas seguintes, os pesquisadores fotografaram a lesão no braço dos participantes todos os dias, para comparar o processo de cicatrização: 76% dos pacientes que escreveram já estavam completamente recuperados no décimo primeiro dia. E só 42% do grupo de controle (que não escreveu) teve benefícios. Segundo Elizabeth, que publicou os resultados no Psychosomatic Medicine, a possibilidade de se expresser alivia o estresse associado aos sofrimentos psíquicos. A redução do estresse se reflete na diminuição das concentrações de cortisol, o “hormônio do estresse”, que em altas quantidades sobrecarrega o sistema imunológico.


Fonte: Mente e Cérebro

0 0 votes
Article Rating
Avatar photo

Escrito por Portal Comporte-se

O Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento foi criado em 2008 e é hoje o principal portal de Análise do Comportamento do Brasil. Nele você encontra artigos discutindo temas diversos à partir do referencial teórico da abordagem; dicas de filmes, livros, periódicos e outros materiais; entrevistas exclusivas; divulgação de cursos, promoções, eventos e muito mais.

Cérebro cresce diferente em bebês com gene do Alzheimer

Abelhas treinadas detectam câncer através do poder do olfato