É possível apagar seus medos pelo sonho, diz estudo

As terapias tradicionais podem ser estressantes para quem sofre de alguma fobia. A boa notícia é que um grupo de pesquisadores descobriu que é possível apagar a memória das pessoas enquanto dormem para que deixem de sentir medo. As informações são da New Scientist.
O sono é fundamental para o processamento da memória. É quando os acontecimentos do dia são repetidos no cérebro como uma maneira de consolidar as lembranças.
A pesquisadora Katherina Hauner e sua equipe da Northwestern University (Estados Unidos) provaram que é possível manipular o sonho, alcançar memórias específicas e apagá-las.
Para chegar nessa conclusão, os pesquisadores condicionaram 15 voluntários a sentir medo quando expostos a determinados cheiros e algumas imagens ao associá-los com pequenos choques elétricos.
Uma vez condicionados, os participantes dormiram. Inicialmente, o cheiro provocou uma resposta de medo. Mas quanto mais tempo o cheiro foi apresentado, mais a resposta de medo diminuiu.
Apesar do resultado positivo, a pesquisadora acredita que ainda é preciso aprofundar o trabalho.
O medo causado pelo choque elétrico – que foi o método utilizado durante os testes – é mínimo se comparado às reações associadas a maior parte das fobias ou acontecimentos traumático.
Fonte: Revista Exame
0 0 votes
Article Rating
Avatar photo

Escrito por Portal Comporte-se

O Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento foi criado em 2008 e é hoje o principal portal de Análise do Comportamento do Brasil. Nele você encontra artigos discutindo temas diversos à partir do referencial teórico da abordagem; dicas de filmes, livros, periódicos e outros materiais; entrevistas exclusivas; divulgação de cursos, promoções, eventos e muito mais.

A Análise do Comportamento não é pop

Academia lança primeiro tratado brasileiro de Neurologia