Células humanas aumentam inteligência de camundongos

Um grupo de camundongos surpreendeu cientistas ao apresentar desempenho muito acima da média em testes de memória e na habilidade de atravessar labirintos. O motivo da alta performance? Os animais receberam implantes de um tipo de células gliais humanas, os astrócitos, estruturas em formato de estrela que dão suporte aos neurônios – ajudando na nutrição, por exemplo – e que, ultimamente, estão ganhando mais atenção dos neurocientistas, pois parecem ter muitas outras funções além de auxiliar as outras células.

A hipótese testada pelo estudo, publicado no Cell Stem Cell, é de que o tamanho dos astrócitos humanos, 20 vezes maiores do que o dos roedores, contribuiu para o desenvolvimento do nosso intelecto, já que as dimensões dos neurônios são quase iguais entre os mamíferos. Por isso, o astrócito humano entraria em contato com muitos mais neurônios ao mesmo tempo. Segundo os pesquisadores, a velocidade de transmissão de sinais no cérebro dos ratos foi três vezes maior com as células humanas em comparação com as originais, o que contribuiu para a aprendizagem mais rápida em comparação com camundongos normais.

Fonte: Viver Mente 

0 0 votes
Article Rating
Avatar photo

Escrito por Portal Comporte-se

O Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento foi criado em 2008 e é hoje o principal portal de Análise do Comportamento do Brasil. Nele você encontra artigos discutindo temas diversos à partir do referencial teórico da abordagem; dicas de filmes, livros, periódicos e outros materiais; entrevistas exclusivas; divulgação de cursos, promoções, eventos e muito mais.

Sono aumenta número de células no cérebro, diz estu

FAP e seus paralelos II: identificando os paralelos em uma interação terapêutica