Análise Comportamental da Hipnose de Palco

Adriano Facioli, autor do livro Hipnose: Fato ou Fraude (Editora Átomo, Campinas, 2006), gravou uma vídeo aula em que faz uma Análise Comportamental da Hipnose de Palco especialmente para os leitores do Comporte-se! Definindo e explicando o fenômeno em termos comportamentais, nosso convidado traz a tona a discussão do próprio Skinner sobre o assunto. 

Adriano Facioli possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado e doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília (1999 e 2003), e formação em Análise do Comportamento. Lecionou, em Brasília, na UNIP, UCB, Faculdade Alvorada e UniCEUB. Atualmente é psicólogo da Secretaria de Saúde do DF, atuando em psicologia hospitalar e CAPS; docente no curso de enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal; e docente no Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC). Tem experiência em psicologia clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicopatologia, teoria e prática psicoterápica, processos psicólogicos básicos, história da psicologia, teorias e sistemas psicológicos, psicanálise, análise do comportamento, saúde mental, Psicologia e terapia intensiva, epistemologia, filosofia analítica, criatividade, hipnose e experiência estética.
Facioli é autor também dos livros “A ironia: considerações filosóficas e psicológicas” (Editora Juruá, Curitiba, 2010); “Psicanálise: da sexualidade à vida social” (Editora CRV, Curitiba, 2010) e “Inquilinos do além: crítica do senso comum, crônicas e textos marginais” (Editora LGE, Brasília, 2011). Conheça também seu blog Inquilinos do Além. 
0 0 votes
Article Rating
Avatar photo

Escrito por Portal Comporte-se

O Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento foi criado em 2008 e é hoje o principal portal de Análise do Comportamento do Brasil. Nele você encontra artigos discutindo temas diversos à partir do referencial teórico da abordagem; dicas de filmes, livros, periódicos e outros materiais; entrevistas exclusivas; divulgação de cursos, promoções, eventos e muito mais.

Cobertura do Comporte-se no II ESGAC

V Encontro Maranhense de Análise do Comportamento – Programação 2012