Análise Comportamental da Hipnose de Palco

1
Adriano Facioli, autor do livro Hipnose: Fato ou Fraude (Editora Átomo, Campinas, 2006), gravou uma vídeo aula em que faz uma Análise Comportamental da Hipnose de Palco especialmente para os leitores do Comporte-se! Definindo e explicando o fenômeno em termos comportamentais, nosso convidado traz a tona a discussão do próprio Skinner sobre o assunto. 

Adriano Facioli possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado e doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília (1999 e 2003), e formação em Análise do Comportamento. Lecionou, em Brasília, na UNIP, UCB, Faculdade Alvorada e UniCEUB. Atualmente é psicólogo da Secretaria de Saúde do DF, atuando em psicologia hospitalar e CAPS; docente no curso de enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal; e docente no Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC). Tem experiência em psicologia clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicopatologia, teoria e prática psicoterápica, processos psicólogicos básicos, história da psicologia, teorias e sistemas psicológicos, psicanálise, análise do comportamento, saúde mental, Psicologia e terapia intensiva, epistemologia, filosofia analítica, criatividade, hipnose e experiência estética.
Facioli é autor também dos livros “A ironia: considerações filosóficas e psicológicas” (Editora Juruá, Curitiba, 2010); “Psicanálise: da sexualidade à vida social” (Editora CRV, Curitiba, 2010) e “Inquilinos do além: crítica do senso comum, crônicas e textos marginais” (Editora LGE, Brasília, 2011). Conheça também seu blog Inquilinos do Além. 

COMENTE VIA FACEBOOK

1 COMENTÁRIO

  1. Excelente.

    Pois, até o presente momento, eu compreendia a hipnose como uma “ferramenta séria” da psicologia. Deveras por não ter pesquisado, quanto pela informação da “mídia” . Mas, acredito ter encontrado “um eixo” de pensamente muito similar a minha interpretação.

    Graças a vocês.

    Obrigado.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here