Prozac funciona melhor com Psicoterapia

Um estudo da Universidade de Helsinki (Finlândia), publicado em dezembro na revista científica Science, reforça a tese de que a utilização do medicamento fluoxetina (conhecido sob o rótulo de Prozac) sozinho não produz uma taxa de melhora tão significativa quanto a sua combinação com tratamento psicoterápico.
No experimento, pesquisadores condicionaram ratos a temer um ruído ao pareá-lo com um choque. Metade dos sujeitos experimentais tinha tomado fluoxetina durante três semanas antes. Após o condicionamento, alguns dos ratos dos dois grupos passaram pelo processo de extinção.
Ao final do experimento, os ratos foram submetidos novamente ao ruído. Aqueles que haviam sido tratados com fluoxetina e passado pelo processo de extinção tiveram respostas diferentes no cérebro, e foram menos propensos a “congelar” frente ao estímulo.  Aqueles que receberam apenas um ou nenhum dos tratamentos obtiverem taxas maiores de imobilidade, confirmando, junto a outros estudos realizados com pessoas, a benéfica associação entre a fluoxetina e a psicoterapia.
0 0 votes
Article Rating
Avatar photo

Escrito por Portal Comporte-se

O Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento foi criado em 2008 e é hoje o principal portal de Análise do Comportamento do Brasil. Nele você encontra artigos discutindo temas diversos à partir do referencial teórico da abordagem; dicas de filmes, livros, periódicos e outros materiais; entrevistas exclusivas; divulgação de cursos, promoções, eventos e muito mais.

Basquete de Ratos