Téia – Saudades. Já faz um ano que perdemos uma das maiores Analistas do Comportamento brasileiras.

2
Tereza Maria de Azevedo Pires Sério, a “Téia”, faleceu há um ano – dia 8 de maio de 2010, uma manhã de sábado -, vítima de Meningite Bacteriana. A princípio os médicos suspeitaram tratar-se de Dengue Hemorrágica, mas com exames posteriores, detectou-se a doença que nos levou uma das maiores Analistas do Comportamento do país. 
Téia, conhecida como uma das Maiores
Analistas do Comportamento brasileiras.
Fonte: Análise do Comportamento e  Cultura,
PUC – SP.
Graduada em Psicologia pela PUC São Paulo, mestrado em Psicologia Experimental pela USP São Paulo e doutorado também pela PUC de São Paulo, Téia ajudou a instaurar o programa de Pós Graduação em Psicologia Experimental da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 
Militante apaixonada pela abordagem, contribuiu fundamentalmente com a disseminação da Psicologia Comportamental em nosso país. Muitos dizem, até, que ela foi a pesquisadora brasileira que melhor conhecia a obra de Skinner. 
Mesmo com toda esta majestade, nunca perdeu a humildade e amabilidade para com os outros. Como disse o Ângelo Sampaio em uma homenagem prestada à professora no blog de Análise do Comportamento da PUC – SP [link],  Maria Tereza Azevedo Pires Sério apressava-se em dizer a todos aqueles que a conheciam pessoalmente que a chamassem de Téia.  Nada de Dra. Maria Tereza, Dra. Téia, nem mesmo Maria Tereza. Simplesmente, Téia. 
A equipe do Comporte-se registra aqui, portanto, uma sincera homenagem e reconhecimento pelo trabalho desta pessoa que tanto contribuiu com a Análise do Comportamento brasileira. Diante de tanta saudade que deixou, o que nos resta é levar adiante o sonho de desenvolver ainda mais a abordagem e contribuir cada vez mais com a formação de novos Analistas do Comportamento.

_______________________________________________________________

¹- Agradeço a Thomas Woelz pela ajuda na confecção do post, fornecendo algumas informações sobre a Téia;
² – O vídeo de homenagem à Téia foi encontrado no Youtube, por meio das palavras chave Tereza Sério.

COMENTE VIA FACEBOOK

2 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pela homenagem! Ela merece isto e muito mais… Que saudades, querida Téia, quanta falta você nos faz TODOS OS DIAS…

  2. Parabéns pela homenagem! Ela merece isto e muito mais… Que saudades, querida Téia, quanta falta você nos faz TODOS OS DIAS…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.