Grupos e Listas de Análise do Comportamento no Brasil – Unindo e Fortalecendo a Comunidade

5
Conforme citado pela Martha Hubner na entrevista concedida ao Comporte-se durante a Jornada de Análise do Comportamento de Salvador (no prelo), se você quer que um grupo se mantenha, você tem que fortalecê-lo, e uma das maneiras de fazer isto é por meio da associação; ou seja,  passar a pertencer àquele grupo, interagindo e se relacionando com ele. 
No caso dos Analistas do Comportamento brasileiros, esta associação pode ocorrer de diversas formas. Algumas das principais, são:
1 – Filiar-se à ABPMC (Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental), que é a instituição que representa os psicólogos orientados pela abordagem no Brasil;
2 – Participar do encontro da ABPMC e dos eventos regionais promovidos pelo país;
3 – Contribuir com a produção científica e técnica da área.
Para fortalecer a Análise do Comportamento, é preciso criar canais de comunicação
efetivos entre os estudantes e profissionais que adotam a abordagem.
Além destas possibilidades, existem outras alternativas para aqueles que buscam conhecer Analistas do Comportamento de outras partes do país, encontrar material de qualidade ou participar de discussões relevantes envolvendo a abordagem. São elas:
1 – Grupo Yahoo COMPORT, moderado pelo Thomas Woelz. 

O Yahoo COMPORT é um grupo no qual Analistas do Comportamento de todo o país, de diversos campos de atuação e etapas acadêmicas estão interligados por meio de um fórum de discussões via e-mail. Neste fórum ocorrem trocas e indicação de material, indicação de terapeutas, debates acerca de diversos temas envolvendo Psicologia e Análise do Comportamento, entre outros tipos de interação que tem em comum a cooperação entre os membros.
2 – Grupo de Análise do Comportamento no FACEBOOK, moderada por Esequias Neto e Arthur Médici. 
Criado recentemente, o grupo reúne estudantes e profissionais Analistas do Comportamento usuários do FACEBOOK de diversas partes do país, e tem suas interações marcadas principalmente por conversas acerca de temas relacionados a Psicologia e Análise do Comportamento de modo geral. No grupo você encontra também divulgação de material, eventos, além de ter a possibilidade de manter contato com pessoas de interesse comum de diversas partes do país.
3 – Comunidade de Análise do Comportamento no Orkut, moderada por Tomas Woelz, Guilherme e Felipe.
Assim como no caso do grupo do FACEBOOK, a comunidade de Análise do Comportamento no orkut reúne estudantes e profissionais da Análise do Comportamento de diversas partes do país. Nas interações entre os membros, predominam conversas acerca de diversos assuntos envolvendo a profissão de Psicólogo.
Certamente existem diversos outros fóruns de Análise do Comportamento compostos por pessoas com altíssimo potencial e que contribuem muito para a disseminação do conhecimento produzido em Análise do Comportamento e especialmente união de interessados na área. Um exemplo destes fóruns é o GVEAC (Grupo Virtual de Estudantes de Análise do Comportamento), que diferentemente do COMPORT, é composto principalmente por estudantes de graduação e pós graduação que buscam trocar experiências com outros interessados na área.
Se você é membro de alguma outra lista ou grupo de discussões sobre a abordagem, deixe nos comentários deste post o endereço do grupo ou informe de sua existência para que possamos conhecer um pouco mais das estratégias empregadas pelos Analistas do Comportamento do Brasil para fortalecerem nossa comunidade. 

COMENTE VIA FACEBOOK

5 COMENTÁRIOS

  1. Olá Marcos, bom dia.

    Então, a proposta era falar das listas de discussões que podem unir os Analistas do Comportamento. Os blogs seriam assunto para outro post.

    Abraços.

  2. Olá Felipe, boa tarde.

    Obrigado! Sei que atualmente o Oliver é o dono, mas como o post foi escrito ainda na época em que ela pertencia ao Thomas, não sei se é interessante editá-lo. O que acha?

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here