Nota: respondendo algumas dúvidas sobre a seleção para novos colunistas.

0
Conforme anunciado ontem [link], o Comporte-se está realizando seleção para novos colunistas. Várias pessoas já se inscreveram e enviaram seus textos. No entanto, tem aparecido algumas dúvidas e irei responder as mais freqüentes aqui.
1) Os textos devem ser fundamentados em qual abordagem da Psicologia? 
Os textos podem se fundamentar em qualquer abordagem da Psicologia. Pode ser Psicanálise, Gestalt, Sistêmica, Fenomenologia, ou qualquer outra. Não existem restrições quanto a isto.
2) Não sou Analista do Comportamento. Posso participar assim mesmo?

Conforme explicado na questão anterior, os textos podem ser fundamentados em qualquer abordagem da Psicologia. Não é necessário ser Analista do Comportamento para participar.  A exigência é que a idéia discutida seja fundamentada em algum conhecimento ou estudo reconhecido na Psicologia. 
3) Só 30 linhas é muito pouco. Não pode ter mais do que isso?

Sim, 30 linhas é muito pouco. Pouco até demais. Em um espaço tão pequeno é difícil escrever algo com introdução, desenvolvimento e conclusão bem elaborados e coerentes, especialmente em Psicologia. E é justamente por este motivo que foi estabelecida a regra. 
O leitor de internet apresenta preferência por textos curtos, sintéticos e de fácil compreensão. Naturalmente as publicações a serem feitas pelos selecionados não precisarão ser de apenas 30 linhas, mas o limite imposto na seleção tem como objetivo forçar o concorrente a escrever algo que atenda a estas três condições. Naturalmente, aqueles que tem uma habilidade maior de sintetizar uma idéia sem fazer perder a sua clareza, tem maiores chances.
4) Quem são os jurados?

Os jurados são pessoas independentes do blog. São 8 jurados no total, sendo: 2 Analistas do Comportamento, 2 Psicanalistas, 1 Fenomenólogo Existencial, 1 Cognitivista Comportamental, 1 Médico e 1 Filósofo. 
Como medida de segurança, os avaliadores não terão acesso aos nomes dos autores dos textos que irão ler e os candidatos não terão acesso aos nomes dos jurados. 
Os jurados avaliarão atribuindo pontos aos critérios divulgados no post anterior [link]. Pode ser que um texto obtenha notas altas mas seja reenviado com sugestões de alteração. Neste caso, o concorrente deve fazer as alterações e enviar o texto de volta para nova avaliação.
Os textos com pontuação mais alta serão escolhidos e o autor será contactado para que envie um mini-currículo e uma foto para serem adicionados a equipe do blog. Caso algum dos vencedores do concurso não responda ao contato em até 3 dias, o primeiro excedente será convocado, e assim sucessivamente. 
5) Quando e como será divulgado o resultado?

Os resultados serão divulgados até dia 27 deste mês, mas pode ser que saiam antes. A divulgação ocorrerá por meio de postagem dos nomes dos vencedores e seus textos neste blog
Caso alguém tenha mais alguma dúvida, entre em contato através do Twitter do Comporte-se [link] ou através do e-mail neto@comportese.com
Boa sorte a todos. 

COMENTE VIA FACEBOOK

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here