Documentário: O Povo Brasileiro, por Darcy Ribeiro

2
“Os brasileiros se sabem, se sentem e se comportam como uma só gente, pertencente a uma mesma etnia. Essa unidade não significa porém nenhuma uniformidade. O homem se adaptou ao meio ambiente e criou modos de vida diferentes.” (Darcy Ribeiro, em O Povo Brasileiro, 1995).No ano de 1995, o antropólogo Darcy Ribeiro publicou o livro O Povo Brasileiro (visualize aqui), no qual aborda a estruturação dos diversos “modos de vida” de nossa nação. Ele fala sobre nossas matrizes: tupí, lusa (portuguesa) e afro (africana), do encontro destas matrizes e da estruturação do modo de vida, costumes e tradições Cabocla, Caipira, Crioulo, Sertaneja e Sulina. Por fim, discute o Brasil atual, como um país rico em diversidade de “modos de vida” e como ele se construiu.
Tamanho o sucesso e excelência do livro, a TV Cultura, a GNT e a Fundar co-produziram um documentário mostrando em vídeo aquilo que o antropólogo mostra em palavras. O documentário conta com a participação de personalidades como Chico Buarque, Tom Zé, Antônio Cândido, Aziz Ab´Saber, Paulo Vanzolini, Gilberto Gil e Hermano Vianna, dando depoimentos e discutindo trechos do filme.
Os temas abordados no documentário são:
1 – A Matiz Tupí (Clique para assistir: Parte 1Parte 2Parte 3)
2 – A Matriz Lusa (Clique para assistir: Parte 1Parte 2Parte 3).
3 – A Matriz Afro (Clique para assistir: Parte 1Parte 2Parte 3)
4 – Encontros e Desencontros (Clique para assistir: Parte 1Parte 2, Parte 3)
5 – O Brasil Crioulo (Clique para assistir: Parte 1Parte 2Parte 3)
6 – O Brasil Sertanejo (Clique para assistir: Parte 1Parte 2Parte 3)
7 – O Brasil Caipira (Clique para assistir: Parte 1Parte 2Parte 3)
8 – O Brasil Sulino (Clique para assistir: Parte 1Parte 2, Parte 3)
9 – O Brasil Caboclo (Clique para assistir: Parte 1Parte 2Parte 3)
10 – A Invenção do Brasil (Clique para assistir: Parte 1Parte 2Parte 3)
O documentário completo está disponível no youtube, procurando por O Povo Brasileiro. São 30 vídeos, ao todo, ordenados em 1/30, 2/30… até 30/30. Neste link (clique aqui) você encontra um resumo em texto da obra.Quem quiser fazer download destes (e de outros) vídeos no youtube, deve baixar o programa VDownloader (clique aqui), copiar o link do vídeo, colocar no espaço reservado a URL do Vídeo, escolher o formato em Formato de Saída (recomendo AVI 640×680) e clicar em Baixar. Caso falhe pelo Vdownloader, tente baixar pelo Converta.com (clique aqui). Neste último programa a busca deve ser feita pelo nome do documentário, como se procurasse diretamente no youtube.

COMENTE VIA FACEBOOK

2 COMENTÁRIOS

  1. Legal os vídeos dele. E legal também você explicar como baixa. Vou usá-los em palestras.

    Que tal montar uma seção no blog só pra dicas que não sejam ligadas à Psi, como de informática, tipo essa de como baixar os vídeos?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.