Comporte-se: Retrospectiva 2010 – Veja os destaques deste ano.

5
Ao longo deste ano o Comporte-se bateu todos os seus recordes de visitação. Em algumas situações chegou a 900 visitas diárias; e hoje, estabiliza-se entre 300 e 400. Destacou-se pela aplicabilidade dos assuntos tratados  e especialmente pelas entrevistas realizadas com grandes nomes da Análise do Comportamento.
Alguns de seus posts estão sempre em destaque, permanecendo entre os mais visitados mesmo com novos textos sendo publicados.
O post mais visitado de todos é o Método ABA de Tratamento a Crianças Autistas, com 2000 visitas. Neste post disponibilizo para Download uma apostila básica do método mais eficaz do mundo para tratamento do autismo e outros Transtornos Invasivos do Desenvolvimento. 
Em segundo lugar temos e Entrevista Exclusiva com Roberto Banaco, com 1780 visitas. Esta foi a primeira entrevista realizada pelo blog. O Banaco chamou a atenção por sua atenção e simpatia, respondendo cuidadosamente todas as questões e mostrando-se extremamente solícito em todos os contatos realizados.
O terceiro post mais visitado é o Livro Para Download: O Comportamento Verbal – de Skinner. Algum tempo depois de realizar a postagem eu fui advertido dos riscos que corria, referentes a direitos autorais. Para evitar problemas, achei por bem retirar o link para Download do Comporte-se; mas, de todo modo, o livro continua lá no 4shared.com e é bem fácil de encontrar, tanto em português como em inglês.
O quarto post mais lido é a Entrevista Exclusiva: Roosevelt Starling. Como era de se esperar, o entrevistado deu um verdadeiro show em suas respostas. Extremamente didático, promoveu discussões espetaculares ao longo de sua entrevista a respeito de temas importantes na Análise do Comportamento.
A Entrevista Exclusiva com Bruno Strapasson também aparece entre as postagens mais lidas do blog. Falando sobre epistemologia, o entrevistado comenta sobre a relação entre a Análise do Comportamento e outros campos do saber, além de comentar alguns equívocos comuns entre estudiosos da abordagem. 
Outra postagem que destacou-se, não só pelo número de visitas recebidas mas também pela quantidade de comentários e e-mails que rendeu, é Dona Joaninha e Seu Medo de Amar. Em forma de fábula, o texto discute alguns dos possíveis motivos que levam alguém a não conseguir se envolver em uma relação estável após algumas decepções. 
Os textos  da série Habilidades Sociais também se destacam entre os mais visitados. Além das visitas, estes foram os que mais renderam e-mails pedindo indicação de literatura sobre o tema ou de terapeutas que trabalhem com isto em algumas cidades. 
Novamente temos Roberto Banaco na parada. Ele participou de um programa de TV em São Paulo, cujo tema foi Precisamos Discutir a Relação. O link para quem maniestasse interesse em assistir foi disponibilizado aqui. Adivinhem no que deu? Ficou entre as postagens mais visitadas do blog
Outro texto que destacou-se pela quantidade de visitas recebidas é o Análise do Comportamento e Psicanálise no Tratamento de Pessoas Transtorno de Espectro do Autismo: Diálogos Possíveis, de autoria de Marcus Vinícius, Psicólogo Comportamental de Belo Horizonte – terapeuta ABA. O texto apresenta um caso clínico de uma criança que foi atendida por uma Psicanalista e por um Analista do Comportamento simultaneamente, descrevendo como foi o diálogo entre os dois profissionais destas abordagens distintas. É um texto excelente.
Outro post que se destacou pela quantidade de visitas foi a Entrevista de Denis Zamignani sobre o Transtorno Obsessivo Compulsivo. Como é de se esperar, o professor foi extremamente didático ao falar do transtorno em termos comportamentais.  
Muitos outros posts se destacaram, por diversos motivos. Aqui estão apenas os mais visitados e que renderam maior número de contatos comigo. 
Agradeço a todos os que contribuem com o Comporte-se. Obrigados a todos os que concederam entrevistas, escreveram e leram o blog. É graças a vocês que ele existe. Assumo o compromisso de criar condições para que, neste novo ano, o blog continue recheado de material de qualidade – cada vez mais de qualidade -, e não se esqueçam, este espaço é para vocês.
AnterioresFeliz Natal e Próspero Ano Novo a Todos
SeguintesComporte-se Sorteia o livro Sobre o Behaviorismo
Comporte-se
O Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento foi criado em 2008 e é hoje o principal portal de Análise do Comportamento do Brasil. Nele você encontra artigos discutindo temas diversos à partir do referencial teórico da abordagem; dicas de filmes, livros, periódicos e outros materiais; entrevistas exclusivas; divulgação de cursos, promoções, eventos e muito mais.
COMPART.

COMENTE VIA FACEBOOK

5 COMENTÁRIOS

  1. Vale R+ de um fã de carteirinha? Então, vida a longa ao BLOG. Aproveito para lhe indicar o sensacional livro da Maria de Lourdes Passos BLOOMFIELD E SKINNER: língua e comportamento verbal, publicado pela NAU Editora.
    Feliz ano novo, Neto.

  2. Claro que vale! Hahahaha. Obrigado por acompanhar o Comporte-se e também pela indicação do livro, ela foi anotada. Eu fico feliz que esteja atendendo às expectativas dos leitores.

    Abraços.

  3. O blog é bastante interessante, juntamente com outros de seus blogs que eu já vi.O sucesso desse blog, juntamente com o sucesso do blog olhar comportamental
    http://olharbeheca.blogspot.com/

    Do site psicológico:

    http://scienceblogs.com.br/psicologico/

    Refletem um pouquinho da importância que o conhecimento da Análise do comportamento têm para os leitores.A aplicabilidade dessa teoria, também significa uma clareza e honestidade do que essa perspectiva coloca.Esse sucesso também é mérito dos autores desses sites, e incluído neles está voce, neto.

    Por isso dou os parabéns a todos aqueles que vencem o preconceito contra essa essa abordagem e que expõe a potencialidade e aplicabilidade da perspectiva!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here