Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP)

Anualmente a Sociedade Brasileira de Psicologia organiza um evento no qual participam pessoas de todo o país. Neste evento, são apresentadas mesas-redondas, conferências, simpósios e cursos, ministrados por profissionais de renome. Além disso, também existem apresentações de painéis e sessões coordenadas de apresentações de pesquisa, o que abre espaço para não só profissionais experientes, mas também alunos de graduação, como eu, mostrarem o que vem sendo feito. É uma oportunidade perfeita para se atualizar com relação as pesquisas de mais de 20 áreas da psicologia.



No ano passado, em 2008, eu participei da Reunião que foi realizada em Uberlândia – MG.  Infelizmente não submetí nenhum trabalho à apresentação. Este ano a Reunião é em Goiânia – mas, desta vez, submetí dois trabalhos e os dois foram aprovados para apresentação.

São eles:

1 – Perspectivas de Vida e Enfrentamento de Doenças entre Idosos de Patos de Minas – MG.

*Estudo que teve por objetivo investigar o tipo de repertório de enfrentamento (paliativo, instrumental, distração ou preocupação emocional) e perspectivas de vida individuais (pessimista e otimista) frente à doenças em idosos residentes na cidade de Patos de Minas – MG. Participaram 35 idosos, com idades entre 60 e 94 anos. Maiores informações e resultados da pesquisa serão apresentados no dia 30 de outubro, às 13 horas, na reunião anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.
Sessão de Painéis – SAÚDE (30/10 das 13h00 às 14h50 na Área de Exposição – Setor 4)
Debatedor: Antonio Bento Alves de Moraes
SAÚDE 39
Perspectiva de vida e enfrentamento de doenças entre idosos de Patos de Minas-MG
Esequias Caetano Neto*, Vanessa Kellen Caixeta*, Thamiris Mara de Melo Caixeta*, Cássia Angélica Nogueira*, Hohana Jomaa Hassan*, Maísa Caixeta Bastos* e Dóris Firmino Rabelo (Centro Universitário de Patos de Minas)
2 – Habilidades Sociais, Inteligência Emocional e Tabagismo em Universitários. 

*Estudo que teve por objetivo investigar a correlação entre o repertório de Habilidades Sociais, coeficiente de Inteligência Emocional e consumo de tabaco entre estudantes universitários. Participaram 38 alunos dos cursos da área da saúde do Centro Universitário de Patos de Minas – MG. Assim como no caso da primeira pesquisa, maiores informações e resultados desta também serão apresentados na reunião anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, mas no dia 31 de outubro, também às 13 horas.
Sessão de Painéis – SAÚDE (31/10 das 13h00 às 14h50 na Área de Exposição – Setor 4)
Debatedor: Áderson Luiz Costa Júnior
SAÚDE 40
Habilidades sociais, inteligência emocional e tabagismo em universitários

Esequias Caetano Neto*, Vanessa Kellen Caixeta* e Dóris Firmino Rabelo (Centro Universitário de Patos de Minas)

Ambos os trabalhos serão apresentados em forma de painel, na sessão SAÚDE, tendo como abordagem teórica norteadora a Teoria Cognitivo Comportamental. Foram desenvolvidos sob a orientação da professora Ms. Dóris Firmino Rabello, em conjunto com outros alunos de minha sala.

Quem tiver interesse em conhecer toda a programação da reunião, clique aqui. O arquivo está em um documento do tipo .doc.

0 0 votes
Article Rating
Avatar photo

Escrito por Portal Comporte-se

O Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento foi criado em 2008 e é hoje o principal portal de Análise do Comportamento do Brasil. Nele você encontra artigos discutindo temas diversos à partir do referencial teórico da abordagem; dicas de filmes, livros, periódicos e outros materiais; entrevistas exclusivas; divulgação de cursos, promoções, eventos e muito mais.

Revista The Behavior Analyst disponibiliza on-line o seu conteúdo.

Resumão SBP 2009 – Goiânia.