Tutorial de postagem básica

1 — Acesse a página LOGIN pelo menu do topo da página:

Tutorial-01

2 — Entre no painel administrativo com seu login e senha de acesso:

[su_row][su_column size=”1/2″]Tutorial-02 Por padrão, o nome de login de quase todos os membros foram elaborados utilizando o primeiro e o segundo nome do colaborador. Os e-mails cadastrados foram os fornecidos ou pegos pelos cadastros utilizados no blogger. [/su_column] [su_column size=”1/2″]Tutorial-03 Como o seu nome de login ou o e-mail cadastrado, você poderá redefinir sua senha. Siga os passos que lhe serão solicitados. Em caso de dúvida ou problema, por favor, envie uma mensagem in-box pelo meu facebook. [/su_column] [/su_row] Tutorial-04 Uma vez logado(a) aparecerá a barra de acesso ao painel administrativo, clique onde aponta a seta para entrar.

3 — Dentro do painel administrativo, vá em Posts > Adicionar Novo:

Tutorial-05

4 — Dentro do editor de postagens, expanda a barra de ferramentas no botão Alternar Barra de Ferramentas depois vá em Opções de Tela e deixe marcadas todas as opções:

Tutorial-07 Estas ferramentas ficam “escondidas” por padrão, é bom que fiquem acessíveis para sempre que precisarem. Tutorial-08 Após marcar todas as opções em Opções de Tela, pode recuá-lo clicando novamente.

FERRAMENTAS

A maioria das ferramentas de formatação do WordPress diverge pouco ou quase nada das do Blogger, que é similar às do Office Word. Então, vou me ater apenas às que se diferenciam ou são interessantes saber:

1 – Permalink (link permanente):

Permalinks são os endereços específicos e únicos de cada postagem ou página. O WordPress os gera automaticamente com base nos títulos das postagens ou páginas. Mas você poderá alterá-lo manualmente, caso mude o título da postagem ou página e o permalink não esteja mais correspondendo a ele (onde marca a seleção 1). Além disso, onde marca a seleção 2 (pegar link permanente), você pode obter a versão dele encurtada (shortlink) para usar no twitter, facebook ou qualquer outra situação em que queira usá-lo em sua forma reduzida. Tutorial-09

2 – Modos de edição:

Assim como no Blogger, você pode escolher a forma que mais se sinta confortável para escrever. No modo Visual, você escreve suas postagens como se estivesse no Office Word, com as formatações visíveis. No modo Texto, você edita sua postagem com os comando html, útil para usuários avançados que desejam dar à postagem um aparência diferenciada do padrão do layout do site ou inserir códigos e funcionalidades extras ao texto, como incorporação (embeds) de vídeos do YouTube, Vimeo, rádios, etc. É bastante útil também para corrigir uma má formatação do texto quando editado no modo Visual ou copiado do Office Word (mas isso veremos mais a frente). Você poderá alternar sempre que achar conveniente ou necessário entre os dois modos. Tutorial-10

3 – Inserindo mídias (imagens, galerias, vídeos, etc.):

Através desse botão você terá acesso à biblioteca de mídias do site, escolher entre as imagens disponíveis nela a que deseja ou fazer upload da desejada. Tutorial-11 Dentro do gestor de mídias que se abrirá, fique atento(a) para os três menus marcados abaixo: Tutorial-12 Seleção 1: opção de título para a mídia, escolha uma apropriado para a imagem de sua escolha. Caso seja o seu desejo, também é possível escolher uma legenda para o rodapé da imagem; como por exemplo, direitos autorais ou alguma mensagem correlacionada. Seleção 2: funções basicamente autoexplicativas, mas atente para a opção de links, é possível inserir links externos deixar sem nenhum. Quando deixar para o “Arquivo de Mídia”, quando já na postagem publicada o leitor poderá vê-la em modo maior (lightbox) dentro da própria página. Seleção 3: aqui também muito autoexplicativo. Sim, é possível criar uma galeria de imagens para uma série de imagens que deseje agrupar. Atente também para a ferramenta de IMAGEM DESTACADA, ela corresponde à imagem que ficará no topo da postagem e que servirá de miniatura para a home e outros locais de listagem. É possível também inserir uma imagem de origem externa através de sua URL. Preferível nunca fazer isso. Caso seja apagada no servidor de origem, deixará de aparecer no Comporte-se. Observe como configurei a minha mídia (imagem) para inserir na postagem: Coloquei o nome da imagem (Logo Comporte-se), coloquei uma legenda (Comporte-se: Psicologia Científica.), alinhei à esquerda com link personalizado e defini um tamanho pré-definido pelo editor e coloquei na postagem, observe os resultados: Tutorial-13 Veja como ficará na postagem: Tutorial-14 Caso deseje reeditar a imagem, é clicar sobre ela e redefinir as configurações desejadas. 4 – Imagem destacada e resumo: Como dito acima, a imagem destacada corresponde à imagem que ficará no topo da postagem e que servirá de miniatura para a home e outros locais de listagem. O resumo é um pequeno texto de apresentação que ficará no rodapé das miniaturas das listagens dos posts. O resumo é gerado automaticamente (mesmo que não preencha esse campo) pegando um número determinado de palavras do texto. Mas, se seu desejo é algo diferente dessas primeiras palavras do texto, pode usar o resumo manual para escrever algo que considere mais adequado para chamar a atenção do leitor. Tutorial-15 Sua postagem ficará assim: Tutorial-16 E assim: Tutorial-17 Observe que a que eu criei tem resumo manual; a da direita, resumo automático (terminado em reticências).