Retiro de mindfulness com a Dra. Marsha Linehan: Experiências, procedimentos e caminhos.

Recentemente voltei do retiro de mindfulness que foi conduzido pela Dra. Marsha Linehan (Fundadora da DBT) e o Dr. Randy Wolbert do Behavioral Tech, e diversas pessoas me perguntaram sobre como foi a experiência?; Quais os procedimentos para poder participar?; Qual seria a programação do retiro?;  É preciso ter um bom nível de inglês para acompanhar as atividades? Então, no decorrer do texto pretendo sanar essas dúvidas e relatar um pouco da minha experiência pessoal.

O retiro Zen Mindfulness é realizado anualmente em diferentes cidades dos Estados Unidos . É destinado a terapeutas e pessoas interessadas em aprofundar suas habilidades de atenção plena. Ele oferece a oportunidade de um longo período (cinco dias) para praticar de forma full-time a postura mindfulness, portanto não era permitido manter qualquer tipo de comunicação e nem utilizar celular. As atividades de mindfulness não eram guiadas, então, o silêncio precisava se manter ao decorrer de todo o retiro para que cada um pudesse focar focar em sua pratica individual. A proposta era praticarmos todos juntos, mas sem ter qualquer tipo de interação. As únicas horas em que podíamos conversar eram nas refeições de abertura/fechamento, nas entrevistas individuais realizadas pela Marsha e nas conferências que eram abertas a perguntas e respostas.

O retiro é composto por blocos diários de sessões: manhã (6:00 as 12:00), tarde (14:30 as 18:30) e noite (19:30 as 21:00). Cada bloco é dividido em períodos de 25 minutos de sessão. As entrevistas privadas com a Marsha são realizadas durante os blocos de sessão. São chamadas 3 pessoas por vez e, nesse momento, o participante pode tirar suas dúvidas a respeito do Mindfulness ou algo especifico da DBT. Há um período de repouso após cada bloco de sessão e um período de trabalho diário (ajudar na limpeza, acordar os membros do grupo..). Os períodos de prática do Mindful Walkinig e a dança consciente são intercalados no final de cada bloco.

Agora que escrevi um pouco sobre a rotina, vou falar sobre minha experiência. Creio que esse retiro deveria ser destinado a pessoas que vivenciam a filosofia do mindfulness, com uma longa experiência de práticas diárias, e não para pessoas/profissionais que utilizam o mindfulness de forma à la carte ou como uma mera técnica. Sinceramente, se você nunca teve qualquer tipo de experiencia com o mindfulness, provavelmente será um pouco sofrido todo o processo, pois as práticas formais não são guiadas, como as pessoas estão acostumadas nos treinamentos clássicos de 8 semanas. É uma proposta um pouco diferente. Você quem precisa conduzir sua própria pratica focada nos seus objetivos pessoais, e caso não esteja acostumado com a filosofia do mindfulness, possivelmente não irá se beneficiar do processo.

O procedimento para participar é bem simples. Vocês precisam entrar no site do The Linehan Institute (http://www.linehaninstitute.org/mindfulness/retreats/) para verificar em qual cidade ocorrerá o retiro e a programação. Após consultar essas informações, envie um e-mail para o Dr. Randy Wolbert (rwolbert@behavioraltech.org) solicitando que acrescente seu nome na lista de espera do retiro. Em relação ao inglês, não precisa ter um nível super avançado ou ser fluente na língua para encarar uma oportunidade dessa, afinal, não é permitido conversar, lembra? Você utilizará o inglês para fazer o check-in no lugar, na refeição de abertura, na entrevista com a Marsha (que basicamente perguntará há quanto tempo você pratica mindfulness e se você tem alguma dúvida), nas conferencias (caso você queira fazer alguma pergunta especifica), e na refeição de fechamento. Basicamente, esses foram os únicos momentos que as pessoas tiveram algum tipo de comunicação. Viu? Não é tão difícil assim. Enfim, espero que vocês tenham gostado e qualquer dúvida fico a disposição para ajudá-los a conseguirem ir para o retiro com a Marsha.

0 0 votes
Article Rating

Escrito por Fellipe Augusto de Lima Souza

Psicólogo do Programa de Transtornos Alimentares do Instituto de Psiquiatria (AMBULIM/HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Formação em Terapia Comportamental Dialética (DBT) em andamento, pelo The Linehan Institute and Behavioral Tech, Washington - EUA. Treinamento em Terapia Comportamental Dialética (DBT) aplicado ao Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), ministrado pelo PhD. Martin Bohus da Universidade de Heidelberg, Mannheim - Alemanha. Coordenador dos Grupos de Treino das Habilidades Sociais do AMBULIM IPq HC FMUSP e Enfermaria do Comportamento Alimentar - ECAL IPq HC FMUSP.

UFC Fortaleza abre inscrições para grupo de Estudos Básicos em AC

Atitude Cursos realizará curso de Intervenção Clínica e suas Perspectivas Molares e Moleculares.