Conheça o livro: Teoria Analítico-Comportamental do Direito – Para uma abordagem científica do direito como sistema social funcionalmente especializado

O autor, Júlio César de Aguiar é professor da Universidade Católica de Brasília. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás. Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. PhD in Law pela University of Aberdeen, Reino Unido. Pesquisador-Colaborador Pleno do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Procurador da Fazenda Nacional.

Veja a resenha de Jorge M. Oliveira-Castro
“Uma das principais contribuições da obra para o direito consiste em nova proposta epistemológica, que levanta o véu místico que ainda encobre muitas teorias jurídicas, impregnadas de pensamento escolástico, que concebem a interpretação jurídica como uma extração do “verdadeiro” significado que subjaz ao texto jurídico, temperada com princípios abstratos e pitadas de autoridade. Ao interpretar o comportamento do aplicador do direito como comportamento verbal, do qual o texto participa como um dos elementos do contexto, e que, como qualquer comportamento, é influenciado por suas consequências no ambiente e pela história de aprendizagem do indivíduo, Aguiar fornece um modelo científico, comportamental, para se investigar as intricadas redes de variáveis que podem influenciar o comportamento das pessoas que trabalham com o direito.”

Maiores informações no site da editora:

Clique aqui

0 0 votes
Article Rating

Escrito por Priscila Meireles Guidugli

Graduada em Psicologia, Mestra e Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP - Bauru. Especialista em Psicoterapia Breve pelo Instituto Ampliatta. Membro do LADS (Laboratório de Aprendizagem, Desenvolvimento e Saúde) da UNESP – Bauru. Atua nas áreas clínica e escolar atendendo todas as idades, com experiência em dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento infantis, transtornos globais do desenvolvimento, incluindo autismo, além de transtornos psiquiátricos relacionados à ansiedade e depressão.

Vejo a FAP em todos os cantos

III Encontro de Estudantes da ABPMC