Atualização da Qualis deixa de fora periódicos importantes da Análise do Comportamento

De acordo com notícia veiculada pelo Boletim Contexto, da ABPMC, a última atualização da Qualis (referente aos anos de 2013 e 2014) deixou de fora alguns dos mais importantes periódicos da Análise do Comportamento, como a Revista Perspectivas em Análise do Comportamento, o  The Behavior Analyst, o Journal of Applied Behavior Analysis (JABA) e o European Journal of Behavior Analysis. Já Revista Brasileira de Análise do Comportamento (REBAC) teve sua pontuação reduzida, passando de B1 (avaliação de 2012) para B2 (avaliação de 2013) e a Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva (RBTCC) não teve sua nota alterada, mantendo-se no patamar B1.

O Sistema Qualis é coordenado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e tem como objetivo avaliar a produção intelectual dos diversos programas de pós graduação e periódicos científicos à partir de análises de suas publicações. As notas são atribuídas seguindo uma escala que parte de  C (resultados mais baixo), passando por B5, B4, B3, B2, B1, A2 até A1 (resultado mais alto).

A não aparição dos referidos periódicos nesta avaliação não significa exclusão do ranking da CAPES, ao contrário do que foi comentado nas redes sociais. De acordo com a matéria do Boletim Contexto, o diretor de avaliações CAPES atribuiu o problema a uma falha no sistema de coleta e organização dos dados dos periódicos e garantiu que as informações faltantes serão publicadas já na próxima atualização, prevista para 2016. Ele explicou ainda que os pesquisadores que publicaram em revistas não relacionadas na lista não serão prejudicados, já que a última nota recebida pelo periódico se mantém válida até o lançamento de uma nova avaliação.  Neste sentido, a maioria dos periódicos da abordagem estão bem conceituados:

Acta Comportamentalia: A2 em 2013 e 2014
Behavior and Philosophy: A2 em 2013
Behavior and Social Issues: A2 em 2013 e 2014
European Journal of Behavior Analysis: B2 em 2013
The Psychological Record: A2 em 2013 e 2014
Journal of the Experimental Analysis of Behavior: A1 em 2013 e 2014
The Analysis of Verbal Behavior: B1 em 2014
The Behavior Analyst Today: B5 em 2013

0 0 votes
Article Rating
Avatar photo

Escrito por Portal Comporte-se

O Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento foi criado em 2008 e é hoje o principal portal de Análise do Comportamento do Brasil. Nele você encontra artigos discutindo temas diversos à partir do referencial teórico da abordagem; dicas de filmes, livros, periódicos e outros materiais; entrevistas exclusivas; divulgação de cursos, promoções, eventos e muito mais.

V Workshop de Terapia Cognitivo-Comportamental do Triângulo Mineiro

Dica de leitura / vídeo: Treinamento da Comunicação Funcional