Vinícius Dornelles e Pablo Gagliesi falam ao Instituto Linehan sobre a importância de combater estigmas associados às doenças mentais

0

Vinícius Dornelles, colunista do Comporte-se, foi convidado pelo Instituto Linehan para falar  sobre a importância de combater o estigma associado às doenças mentais na América Latina. A entrevista, concedida ao lado do responsável pela introdução da Terapia Comportamental Dialética na Argentina, o psiquiatra e psicoterapeuta Pablo Gagliesi, foi publicada no site do Instituto.

O primeiro a falar foi Pablo, que abordou principalmente aspectos políticos da Argentina, como os avanços na legislação referente aos Direitos Humanos e à Discriminação, melhorias no acesso à saúde e à proteção social, ao trabalho e a tratamentos psicológicos baseados em evidências. Vinícius, por sua vez, falou principalmente sobre aspectos culturais ligados à doença mental no Brasil, como a falta de informação sobre o tema, a longa história de discriminação e exclusão de portadores de transtornos mentais, a negligência de alguns profissionais da saúde no que diz respeito a estudar e informar seus pacientes a respeito e a atitude de outros, que ainda tratam o tema como tabu.

A entrevista completa, em inglês, pode ser acessada através do botão abaixo.

Clique e Acesse

Ambos participarão do do Treinamento Intensivo em Terapia Comportamental Dialética, que acontecerá em Porto Alegre entre 26 e 30 de outubro de 2015 (Fase 1) e 11 e 15 de abril de 2016 (Fase 2). Vinícius é um dos organizadores do evento, e Pablo, um dos treinadores. Para maiores informações, clique no botão abaixo.

Clique e Acesse

COMENTE VIA FACEBOOK

DEIXE UM COMENTÁRIO