Os 8 canais do youtube que todo analista do comportamento deveria conhecer

Com o avanço da tecnologia, tornou-se bem mais fácil ter acesso a cursos, palestras e entrevistas realizadas com profissionais de renome na Análise do Comportamento. O que antes exigia viagens cansativas, caras e demoradas, pode depender agora de apenas alguns cliques. Assim, basta acessar o Youtube para ter acesso a uma infinidade de informações através de vídeos disponibilizados gratuitamente pelos diversos canais especializados na abordagem comportamental.

Para tornar ainda mais fácil a tarefa de quem deseja aprender através do Youtube, montei uma seleção destes canais. Reuni neste post os links para alguns dos mais importantes da atualidade, tanto em termos das organizações que representam, quanto em termos da qualidade do material divulgado. Aproveite!

1 – Canal oficial da ABPMC Brasil

ABPMC

O canal oficial ABPMC Brasil é mantido pela Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental. Nele encontram-se registros das atividades promovidas pela Associação à partir do ano de 2015. Acesse e inscreva-se. O canal será atualizado regularmente com material novo e, certamente, você não irá querer perder as novidades da mais antiga associação brasileira de Análise do Comportamento.

Clique e Acesse.

2 – Canal do Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento

cmprts-lg-hrzntl

O Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento também aderiu a ideia de disponibilizar material em vídeo. Através de nosso canal disponibilizamos entrevistas, palestras e papos rápidos com Analistas do Comportamento de diversos campos de atuação. Assine e fique por dentro das novidades que, à partir de 2015, serão cada vez mais frequentes. Não deixe de conhecer também as playlists de nosso canal.

Clique e Acesse

3 – Canal do Instituto Walden 4

logo (1)

Liderado pelo Prof. Dr. Márcio Borges Moreira, o Instituto Walden 4 tem se destacado como uma referência na oferta de Terapia Analítico Comportamental e no ensino da abordagem. Em seu canal estão disponíveis vídeos didáticos sobre conceitos básicos da Análise do Comportamento, descrições de experimentos, vídeo-aulas com procedimentos clínicos, entre outros. Clique e acesse:

Clique e Acesse

4 – Canal do Prof. Dr. Márcio Borges Moreira

Márciio

O Prof. Dr. Márcio Borges Moreira possui também um canal pessoal, no qual disponibiliza diversos outros vídeos com experimentos, explicação de conceitos básicos, vídeo-aulas sobre processos clínicos e entrevistas.

Clique e Acesse

5 – Canal do Boteco Behaviorista

skinner-mestre-cervejeiro2

Outro canal recheado de material importante para quem deseja aprender Análise do Comportamento é o Boteco Behaviorista. Ele reúne entrevistas com diversos profissionais da área, sempre conduzidas de forma leve, mas sem perder o rigor conceitual.

Clique e Acesse

 

6 – Canal do Prof. Dr. Helder Gusso

Helder

O Prof. Dr. Helder Gusso é reconhecido nacionalmente por sua excelente didática no ensino de Análise do Comportamento. Como não poderia deixar de ser, seu canal traz inúmeros vídeos com variações mega criativas de experimentos clássicos geralmente realizados nas disciplinas de Análise Experimental do Comportamento.

Clique e Acesse

7 –  Canal do Cuso de Psicologia da Univale

univale

O canal do Curso de Psicologia da Univale traz uma série de vídeos nos quais o professor Marco Antônio Amaral Cheque, responsável pelas disciplina de Análise do Comportamento na instituição, apresenta alguns dos principais conceitos básicos da abordagem. Vale muito a pena assistir.

Clique e Acesse

8 – Canal da Mônica Valentim

Mônica

A Mônica Valentim é uma das colunistas mais lidas do Comporte-se. Ela fala sobre ACT (Terapia de Aceitação e Compromisso) em sua coluna (acesse aqui), e como ela ama o que faz, criou também um canal no Youtube na qual disponibiliza uma série de metáforas que podem ser utilizadas no trabalho clínico do Analista do Comportamento.

Clique e Acesse

Conhece mais algum canal importante que não foi incluso em nossa lista? Recomende nos comentários! Vamos divulgar o que há de qualidade na Análise do Comportamento.

3 1 vote
Article Rating
Avatar photo

Escrito por Portal Comporte-se

O Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento foi criado em 2008 e é hoje o principal portal de Análise do Comportamento do Brasil. Nele você encontra artigos discutindo temas diversos à partir do referencial teórico da abordagem; dicas de filmes, livros, periódicos e outros materiais; entrevistas exclusivas; divulgação de cursos, promoções, eventos e muito mais.

Confira o número mais recente do “European Journal of Behavior Analysis”

Ouça o novo podcast do AC.aráCAST: Episódio 19 – TOP 10 Antimentalismo