Conheça a cartilha para acessibilidade ambiental da UFSCar

O processo de envelhecimento acarreta diversas mudanças naturais no organismo dos idosos. Seja de ordem física, cognitiva ou emocional, essas alterações resultam na diminuição da capacidade de interação da população idosa ao ambiente em que está inserida. Dessa maneira, com o passar dos anos, o recinto domiciliar, que antes era seguro e confortável, começa a apresentar alguns riscos e desconfortos para a pessoa mais velha. Sendo assim, o planejamento para uma residência segura, que estimule autonomia e independência do idoso é fundamental.

Tendo em vista essa realidade, uma cartilha que orienta idosos quanto a adaptações no ambiente domiciliar a fim de torná-lo mais acessível e funcional, foi desenvolvida no Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar e está disponível para download gratuito. Intitulada “Cartilha para acessibilidade ambiental: orientações ilustradas para o domicílio de pessoas idosas”, o material visa evitar quedas, promover o conforto e, de maneira geral, proporcionar uma melhor qualidade de vida a essas pessoas.

De autoria de Luiza Oliva Paganelli, que durante sua graduação em Terapia Ocupacional na UFSCar desenvolveu a cartilha em conjunto com a professora Maria Luisa Emmel, docente do DTO, o material apresenta adequações e adaptações significativas no ambiente domiciliar de pessoas idosas e oferece possibilidades e alternativas viáveis para que o idoso possa planejar a modificação de seu ambiente e torná-lo acessível e seguro, facilitando seu dia-a-dia.

fonte: site da UFSCar

Clique aqui para conhecer e baixar a cartilha! 
[button link=”http://issuu.com/werterastolfi/docs/cartilha_para_acessibilidade_ambiental__emmel_e_pa?e=6713196/1971798″ size=”medium” target=”new” color=”default”]Acessar[/button]

5 1 vote
Article Rating

Escrito por Priscila Meireles Guidugli

Graduada em Psicologia, Mestra e Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP - Bauru. Especialista em Psicoterapia Breve pelo Instituto Ampliatta. Membro do LADS (Laboratório de Aprendizagem, Desenvolvimento e Saúde) da UNESP – Bauru. Atua nas áreas clínica e escolar atendendo todas as idades, com experiência em dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento infantis, transtornos globais do desenvolvimento, incluindo autismo, além de transtornos psiquiátricos relacionados à ansiedade e depressão.

Natália de Mesquita Matheus fala à rádio Educadora FM sobre o papel das novas tecnologias na Educação

Dica de leitura: Acompanhamento psicológico de criança com problema de sono: Um relato de caso