Dica de leitura: Artigo fala sobre TDAH nas abordagens neuropsicológica e analítico comportamental

O TDAH (Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) é um tema recorrente na literatura e por toda polêmica acerca das causas e tratamento, está presente constantemente nas rodas de conversas não somente de psicólogos e médicos, mas também de pais e professores. O artigo de Rauni Jandé Roama Alves, publicado recentemente na Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, analisa o  TDAH nas visões neuropsicológica e analítica comportamental.

Resumo: Esse artigo objetivou apresentar algumas reflexões sobre conceituação e avaliação psicológica do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) sob as visões neuropsicológica e analítica comportamental. Por meio de análises teóricas, foram realizadas interlocuções entre as duas abordagens, tendo como referência publicações de ambas as áreas sobre o transtorno. Em relação à neuropsicologia, verificaram-se possíveis envolvimentos do TDAH com alterações funcionais e neuroquímicas do sistema nervoso central, e estudos cognitivistas com as denominadas funções executivas. Em análise do comportamento, verificaram-se especulações sobre o envolvimento do comportamento verbal, do comportamento governado por regras e do comportamento de autocontrole. Verificou-se que as duas abordagens aplicadas conjuntamente podem apresentar contribuições significativas ao processo avaliativo do transtorno: a neuropsicologia, por meio de instrumentos e análise clínica dos critérios diagnósticos; e a análise do comportamento, por meio da análise funcional. As interlocuções foram possíveis, tanto conceituais quanto no processo de avaliação.

Se interessou? Leia o texto completo clicando aqui

[button link=”http://www.usp.br/rbtcc/index.php/RBTCC/article/view/735/432″ size=”medium” target=”new” color=”default”]Acessar[/button]

5 5 votes
Article Rating

Escrito por Priscila Meireles Guidugli

Graduada em Psicologia, Mestra e Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP - Bauru. Especialista em Psicoterapia Breve pelo Instituto Ampliatta. Membro do LADS (Laboratório de Aprendizagem, Desenvolvimento e Saúde) da UNESP – Bauru. Atua nas áreas clínica e escolar atendendo todas as idades, com experiência em dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento infantis, transtornos globais do desenvolvimento, incluindo autismo, além de transtornos psiquiátricos relacionados à ansiedade e depressão.

Conheça o periódico “Personality Disorders: Theory, Research, and Treatment”