Saiba como foi o III Congresso Brasileiro de Terapia por Contingências de Reforçamento

Nos dias 29 e 30  de maio aconteceu, em Campinas, o III Congresso Brasileiro de Terapia por Contingências de Reforçamento e Encontro de Terapeutas Comportamentais. Promovido pelo ITCR Campinas, o evento contou com a participação de alguns dos maiores analistas do comportamento do Brasil, que conduziram uma variedade de Mesas Redondas, Sessões Coordenadas, Palestras, Comunicações Orais, Minicursos e Supervisões de  Caso ao vivo.  Foram dois dias intensos, com tantas atividades de altíssima qualidade que era difícil escolher qual assistir.

[button link=”http://www.congressobrasileirotcr.com.br/programacao.html” size=”large” target=”new” color=”default”]Confira a Programação[/button]

Uma das atividades mais comentadas do evento foi a mesa redonda “SÃO OS FUNDAMENTOS DA ACCEPTANCE AND COMMITMENT THERAPY (ACT) COMPORTAMENTAIS?”, conduzida por Hélio José Guilhardi e Roberto Alves Banaco, com a mediação de Luc Vandenberghe. Hélio Guilhardi apresentou um estudo de caso ilustrando como a Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR) interpreta o termo “Aceitação” da Terapia de Aceitação e Compromisso, explicando ainda, de que forma a TCR trabalha para promover aceitação. Roberto Alves Banaco, por sua vez, realizou uma análise da história da Terapia Analítico-Comportamental, em especial, do tratamento dado ao Comportamento Verbal, para explicar o que significa o termo “Compromisso”, da ACT. Com a sala lotada,  coube a Luc Vandenberghe estabelecer relações entre as duas falas e mediar as perguntas feitas pela platéia.

Ainda sobre a Terapia de Aceitação e Compromisso, o Prof. Dr. Roosevelt Starling apresentou a palestra “POR QUE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO E ACT (RFT) SÃO MODELOS DIFERENTES E INCOMPATÍVEIS: UMA LEITURA EPISTEMOLÓGICA” , na qual, utilizando trechos das obras dos fundadores da ACT, buscou destacar diferenças entre a proposta da abordagem e o modelo explicativo da Análise do Comportamento que as tornam incompatíveis.

O evento contou com quase 700 participantes, então era comum encontrar as salas cheias. Apesar disso, dada a competência da comissão organizadora, não faltou conforto e comodidade aos analistas do comportamento que ali estavam. Falando nisso, aliás, é impossível deixar de mencionar a excelência no trabalho dos monitores que atendiam prontamente a qualquer dúvida ou dificuldade dos participantes. Foram muito bem treinados.

O III Congresso Brasileiro de Terapia por Contingências de Reforçamento e Encontro de Terapeutas Comportamentais contou ainda com o lançamento dos livros  “A Pesquisa de Processo em Psicoterapia: Vol I – Desenvolvimento do SIMCCIT/ Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica” e “A Pesquisa de Processo em Psicoterapia: Vol II – Estudos à Partir do SIMCCIT”, organizados por Denis Roberto Zamignani e Sônia Beatriz Meyer.  A obra foi organizada à partir do doutorado de Zamignani e apresenta não apenas os dados obtidos em sua pesquisa, como também, resultados de estudos posteriores.  Não faz muito tempo o Comporte-se publicou uma entrevista sobre os livros.

[button link=”https://comportese.com/2015/05/11235/” size=”large” target=”new” color=”default”]Clique e Acesse[/button]

Você pode adquirir seus exemplares na loja do Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento, clicando no botão abaixo:

[button link=”http://www.nucleoparadigma.com.br/loja/” size=”large” target=”new” color=”default”]Clique Aqui[/button]

Uma novidade apresentada pela equipe do ITCR foi o aplicativo do congresso, que podia ser baixado tanto pelo Google Play quanto pela Apple Store. No aplicativo os participantes tinham acesso a todas as informações sobre o evento – desde a programação até sugestões de restaurantes dentro e fora do hotel, com informações sobre valores e tipos de prato encontrados neles. A praticidade foi uma das marcas registradas do encontro.

Se você não podo participar do congresso, no entanto, já pode ir se preparando para o próximo ano. De acordo com Hélio Guilhardi, fundador do ITCR Campinas, a próxima edição do evento contará com três dias de atividades – ou seja, será ainda melhor! Em breve maiores informações serão divulgadas.

Você pode ainda conferir as fotos do evento em sua fanpage oficial, clicando nos botões abaixo:

[button link=”https://www.facebook.com/media/set/?set=a.835697236515637.1073741830.197319383686762&type=1″ size=”large” target=”new” color=”default”]Fotos: Noreen C. Aguirre [/button]

[button link=”https://www.facebook.com/media/set/?set=a.835705059848188.1073741831.197319383686762&type=1″ size=”large” target=”new” color=”default”]Fotos: Fotocongresso[/button]

[button link=”https://www.facebook.com/media/set/?set=a.835713299847364.1073741832.197319383686762&type=1″ size=”large” target=”new” color=”default”]Fotos: Vera S. Nogueira [/button]

O Boteco Behaviorista também esteve por lá e registrou alguns momentos:

[button link=”https://www.facebook.com/media/set/?set=a.978676648832749.1073741837.459874344046318&type=1″ color=”default”]Fotos: Felipe Epaminondas [/button]

0 0 votes
Article Rating
Avatar photo

Escrito por Portal Comporte-se

O Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento foi criado em 2008 e é hoje o principal portal de Análise do Comportamento do Brasil. Nele você encontra artigos discutindo temas diversos à partir do referencial teórico da abordagem; dicas de filmes, livros, periódicos e outros materiais; entrevistas exclusivas; divulgação de cursos, promoções, eventos e muito mais.

Veja a entrevista com o Profº Drº Leonard Green

ABPMC sorteia uma inscrição para o XXIV Encontro e outros brindes