RBTCC abre chamada de artigos para a edição especial: “Servirão os princípios comportamentais aos revolucionários?”

0

De acordo com o Boletim Contexto, a RBTCC (Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva) abriu chamada para uma edição especial com o tema: “Servirão os princípios comportamentais aos revolucionários?”, inspirado em um capítulo homônimo publicado por James G. Holland em 1973 no livro  “Modificación de conduta: aplicaciones a la educación.

Uma nota publicada pela própria revista explica a proposta:

“Passados pouco mais de 40 anos da publicação do texto ‘Servirán los principios conductuales para los revolucionarios?’, estamos em condições de responder aos desafios lançados pelo professor Holland? Ou ainda: será que, atualmente, a Análise do Comportamento ‘é parte do problema ou parte da solução?’ – uma espinhosa pergunta, que compôs o título de outro memorável texto do autor.

“Considerando a relevância e a atualidade dessas questões, o corpo editorial da Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva abre uma chamada de artigos que serão publicados em um número especial. Serão aceitos trabalhos que incluam comentários, críticas, reflexões acerca da problemática levantada no texto ‘Servirán los principios conductuales para los revolucionarios?’ de J. Holland.

“Editores convidados: Carlos Lopes e Carolina Laurenti (UEM)

O Boletim Contexto entrou em contato com o professor Holland,  que lembrou que em seu artigo apresentou exemplos provocadores de sistemas sociais improváveis que influenciaram o comportamento cooperativo sem uso de coerção, como Cuba e China. Adiantou ainda que, nesta edição da RBTCC, publicará um trabalho inédito analisando cases de alguns sistemas que foram capazes de fazer o mesmo e de outros que tem apelado ao controle coercitivo como sistema de governo.

Para ler a entrevista de James Holland no Boletim Contexto, clique no botão abaixo.

Acesse Aqui

 Quem desejar submeter artigos deverá seguir as normas de revista, disponíveis clicando no botão abaixo.

Acesse Aqui

COMENTE VIA FACEBOOK

DEIXE UM COMENTÁRIO